terça-feira, junho 18, 2024

Filmes para trabalhar em sala de aula com alunos

Os filmes podem ser uma grande ferramenta para a educação, por isso separamos aqui alguns para trabalhar em sala de aula com seus alunos.

O cinema sempre teve um papel importante na vida das pessoas, principalmente crianças e adolescentes, através de histórias roteirizadas que emocionam e inspiram aprendizado.

A diversidade de temas engloba, entretanto, assuntos importantes que podem ser tratados com maior facilidade no âmbito educacional. Uma vez que está é uma ferramenta bastante usada para trabalhar com alunos e assim expandir o conhecimento deles de uma forma mais elucidada.

Atualmente, ficou ainda mais fácil explorar assuntos complexos em sala de aula e com isso alguns educadores usam filmes para trabalhar e beneficiar a todos, veja nossa lista.

Lista de filmes para trabalhar em sala de aula com seus alunos

1. Clube do imperador (2002)

O filme conta a história de Arthur Hundert um professor que dedicou sua vida e carreira ao ensino e educação de alunos. Contudo, toda a temática se transforma com a chegada de um novo aluno, filho de um poderoso senador, e se inicia diversos conflitos em sua aula.

2. Crash – No Limite (2005)

O roteiro se baseia em um apanhado de histórias interligadas abordando temas como racismo, preconceito, poder policial e trafico de pessoas. Através de uma temática urbana do cotidiano desses personagens, você é envolvido pelas mazelas de cada um deles.

Temas como o preconceito podem ser tratados em sala de aula através desse filme, pois, são claras as tensões raciais de alguns dos personagens de etnias diferentes.

➜ Resumo:

A história começa a partir de um incidente envolvendo personagens estereotipados pela sociedade racista. Contudo, sendo eles afetados por um julgamento bastante preconceituoso já no inicio da trama.

O filme ganhou o Oscar como melhor filme em 2005 sob a direção de Paul Haggis.

Duração: 112 min. Classificação: 14 anos.

3. Escritores da Liberdade (Freedom writers, 2007)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma professora inserida em um ambiente de ensino bastante hostil e violento. A temática de preconceito é eventualmente tratada na história através dos próprios alunos.

No cinema, Escritores da liberdade – Freedom writers em ingles, foi lançado em 2007, e bastante aclamado pela crítica tornando-se assim um filme de sucesso de público. Certamente, um dos melhores filmes para trabalhar em sala de aula da atualidade.

➜ Resumo:

O filme conta a história da professora de literatura recém-formada Erin Gruwell vivida pela atriz Hilary Swank. Por sua vez, a personagem tem um grande desafio pela frente que é mudar a mente de seus alunos a respeito de preconceitos étnicos enraizados no ambiente escolar.  

O filme é baseado em um best-seller do livro The Freedom Writers Diaries, ou seja, uma ótima maneira de fazer os estudantes refletirem sobre o ambiente escolar. Além disso, o filme é bastante indicado para trabalhar em sala de aula com os alunos de diversas idades.

Direção: Richard LaGravenese. 122 min. Classificação: 12 anos.

4. O Discurso do Rei (The King’s Speech, 2010)

O Discurso do Rei mostra a trajetória do rei George VI da Inglaterra. No entanto, logo após assumir o trono percebe que terá diversas com suas obrigações, bem como a de discursar perante a sociedade em que vive.

➜ Resumo:

A princípio, George VI tem problemas sérios de dicção, visto que gaguejava ao falar transmite em sua voz uma certa insegurança. Além disso, sente medo de não reinar com excelência e ser criticado pela sociedade da época.

Portanto, ao perceber sua dificuldade busca uma ajuda nada convencional de um fonoaudiólogo que consegue transformar George em personagem mais carismático.

A temática do filme tem impacto na forma que um mero discurso pode ter grande efeito dentre as pessoas em sua volta. Um ótimo filme para ensinar aos alunos sobre superação e, além disso, trabalhar em sala de aula a comunicação social, essencial para alcançar objetivos.

Direção: Tom Hooper. 118 min. Classificação: 15 anos.

5. Átila, o Huno (2001)

Átila, Rei dos Hunos, é o protagonista de uma história de libertação retratada neste filme com bastante pontos positivos.

➜ Resumo:

A história é contada em um paralelo entre o general romano, Flavius Aetius e a personificação do Império Romano nos últimos dias de sua existência.

O filme serve para incentivar os alunos, pois mostra diversos períodos históricos importantes para seus estudos no ambiente escolar.

Diretor: Dick Lowry. 177 min. Classificação: 15 anos.

6. Nome da Rosa (The Name of the Rose, 1986)

O Nome da Rosa é um clássico do cinema que foi visto por diversas gerações e ainda gera um grande impacto a todos que o assiste, uma vez que o conhecimento histórico para os alunos em sala de aula e primordial.

➜ Resumo:

A história revela o motivo das misteriosas mortes ocorridas no mosteiro beneditino na Itália da Idade Média.

No entanto, com a chegada de um monge franciscano os casos das mortes são revelados e surpreende o mundo com a verdadeira motivação desses crimes, com isso é instalado o tribunal da Santa Inquisição.

Cena do Filme. Direção: Jean Jacques Annaud. 130 min.

7. Cruzada (Kingdom of Heaven, 2005)

O diretor Ridley Scott reuniu no filme uma história incrível que se passa no terceiro período das cruzadas nos anos de 1189 a 1192.

Uma ótima opção de filme para trabalhar em sala de aula com os alunos, visto que contém teor histórico e bastante ação.   

➜ Resumo:

O filme Cruzada conta a história de um jovem francês que vive na Jerusalém medieval, cuja o nome é Balian.

O personagem principal é vivido pelo ator Orlando Bloom, que perde tudo e sai em busca de honra e redenção em uma batalha por justiça. Um período histórico que mostra a época em que cristãos,bem como os muçulmanos coexistem em Jerusalém.

A “Cruzada” é um filme bastante empolgante que retrata a vida dos muçulmanos daquela época, em uma visão profunda demonstrando-os como indivíduos e pessoas normais em seu cotidiano da época.

Direção: Ridley Scott. 144 min.

8.  O Homem da Máscara de Ferro (The Man in The Iron Mask,1998)

A história retrata um período cruel do reinado de Luis XIV, no século 17, quando este prende seu irmão gêmeo para que pudesse governar em suas próprias regras.

➜ Resumo:

De acordo com a história, o rei da França escondeu um prisioneiro bastante suspeito, exigindo que ele escondesse seu rosto em máscara de ferro. O filme trata de um dos maiores mistérios já vistos na França desse século.

Supostamente esse prisioneiro era seu irmão gêmeo que no filme é protagonizado pelo ator Leonardo DiCaprio. Um ótimo filme para trabalhar em sala aula e proporcionar uma história incrível de  humanidade.

Filmes para  trabalhar em sala de aula
Cenas do Filme. Direção: Randall Wallace. 132 min. Classificação: 14 anos

9. Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin,1925)

O relato de uma época da Rússia czarista e o movimento conspiratório da Revolução de 1917. O filme acontece de forma natural, de início, em um navio de guerra Potemkin e um enredo que conta a história de marinheiros que ao eram maltratados a bordo e forçados a comer carne estragada.

Com tudo isso eles se rebelam e ao recusarem comer as carnes estragadas são executados friamente no filme. A princípio a situação fica fora de controle e assim aumentar a tensão do filme.

Filme: Encurralados em Potemkin. Imagem: divulgação.

10. Adeus, Lênin! (2002)

O período do filme é o ano de 1989, antes da queda do muro de Berlim, uma vez que a personagem Sra Kerner passa mal e ficar desacordada durante o auge do regime capitalista.

Logo após isso a personagem desperta e se depara com uma totalmente Berlim Oriental e modificada.

Por sua vez, seu filho Alexander tenta esconder as mudanças para que isso não afete ainda mais saúde da mãe.

Uma indicação ótima de filme para trabalhar com os alunos em sala de aula e fazê-los entender o contexto histórico da época.

Filme Adeus Lenin! Imagem: divulgação.

11. A Revolução dos Bichos (Animal Farm, EUA, 1999)

Uma sátira bem humorada retratando a Revolução Russa, porém narrada por animais de uma fazenda.

Os personagens vividos por animais dessa fazenda ficam revoltados por conta dos maus-tratos sofridos pelos donos e resolvem se organizar em um levante contra isto.

O filme é baseado no livro de George Orwell, um clássico e bastante indicado para trabalhar nas aulas.

Direção: John Stephenson. 90 min.

12. Boa Noite e Boa Sorte (Good night, and good luck, EUA, 2005)

Baseado em fatos reais, o filme retrata conflitos entre um repórter televisivo e o Senador Joseph McCarthy. Essa perseguição se dá pelo pressuposto comunista durante a Guerra Frio nos Estados Unidos.

Direção: George Clooney. 93 min. Classificação: 14 anos.

13.  Enigma de Kaspar Hauser (feder jür sich und Gott gegen alle, Alemanha, 1974)

Para finalizar nossa lista, um filme incrível baseado em fatos reais, o Enigma de  Kasper Hauser. A história se passa na Alemanha de 1820 e trata de conceitos linguísticos que,no entanto ainda são atuais.

➜ Resumo:

O personagem de Kasper Hauser é um adolescente da época que vive desde seu nascimento em um porão sem qualquer contato humano.

Mas, ocorre que misteriosamente aparece nas ruas da cidade de Nuremberg, sem falar e sem andar corretamente.  

Logo após isso é acolhido por um professor que inicia a sua socialização com o mundo exterior.

Direção: Werner Herzog. 110 min.

 Veja o trailer

Os filmes acima tem contextos históricos, linguísticos e voltados a literatura. Contudo usados como ferramenta de aprendizado de alunos do de todos os níveis escolares, tanto fundamental como médio. Além disso, vários deles para estudar para o vestibular.

Leia também: Segredos Oficiais e a ótima atuação de Keira Knightley

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.