quinta-feira, maio 30, 2024

Os profissionais mais procurados na Alemanha

Os candidatos estrangeiros com formação têm uma grande chance de encontrar um mercado de trabalho cheio de oportunidades na Alemanha. Um dos profissionais mais procurados é médico, para trabalhar nas áreas rurais e clínicas. Confira quais são os demais profissões em alta no país.

Desde meados de 2012 o número de pessoas vindas de outros países que se estabeleceram na Alemanha e trabalhar vem aumentado. Isso ocorreu por conta da expansão de mão de obra que o país estava necessitando. Muitos profissionais especializados saíram de seu país de origem para exercer suas funções trabalhando em diversas cidades alemã, com intuito de ter uma carreira internacional. Ao mesmo tempo esse profissional teve que se preparar melhor por causa da concorrência. Mas quais as profissões mais procuradas por lá?

Descubra quase Profissionais mais procurados na Alemanha

1-Médicos

Um médico na Alemanha tem seus privilégios, além de ser uma profissão bastante procurada. Para ser um médico na Alemanha e ter um dos salários mais altos, mesmo sendo imigrante, é necessário ter o registro estatal e uma formação equivalente aos médicos nativos. Para isso você que gostaria de ter uma carreira profissional na medicina precisa fazer prova de equivalência (Kenntnisprüfung) entre outras avaliações. A princípio é importante aprender o idioma alemão, fazer um estágio e partir para a candidatura. A residência médica na Alemanha é feita por meio de entrevista.

Salário

Os médicos ganham de acordo com a experiência e os anos trabalhados. O primeiro ano exercendo a profissão gera um salário de em média € 4.631,23 por mês e assim por diante, visto que um médico que está a seis anos trabalhando por lá ganha em média € 5.944,86 por mês. Hoje em dia há mais 45 mil médicos estrangeiros trabalhando, principalmente nas áreas rurais do país, pois existe uma grande carência desses profissionais.  

2-Profissionais de Enfermagem

Desde já este é um profissional com muita carência na Alemanha, bem como o enfermeiro homecare. Porquanto o país tem uma alta taxa pessoas na terceira idade que necessitam de cuidados especiais em casa. Os enfermeiros que tem especialidade em cuidados com idosos estão à frente dos profissionais mais procurados no país. Enfermeiros bem qualificados de origem estrangeira podem validar seu diploma facilmente na Alemanha. É exigido conhecimento na língua alemã também.

3-Profissionais de Engenharia

Diversos ramos da engenharia tem ofertas de vagas para imigrantes, uma oportunidade para uma carreira profissional de sucesso. Entre elas, existem vagas de emprego para, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica entre outras. Há falta desses profissionais especializados principalmente em setores como, a construção automóveis, com isso, estende-se a demanda para profissionais de outros países. As condições para o engenheiro trabalhar em cidades alemãs é o diploma equivalente ao diploma nativo da área.

3-Cientistas e especialista TI

A escassez se estende também na área da ciência natural, conhecida como MINT. Profissionais da informática, matemática, biologia e química tem grande número de vagas disponíveis. Além disso, o governo da grande incentivo para os estrangeiros. Um MINT estrangeiro deve ter um diploma relevante, para isso deve comparar com o diploma alemão no Escritório Central de Educação Estrangeira (ZAB) que é a autoridade central para a avaliação de qualificações estrangeiras na Alemanha.

Onde encontrar as vagas de empregos na Alemanha?  

BA

As vagas podem ser encontradas na Agência Federal de Emprego (BA). Bem, diversas empresas que oferecem as vagas estão no site BA, entre as melhores sempre há procura de profissionais especializados e imigrantes. No site você pode esclarecer todas as suas dúvidas, bem como bater um papo com o suporte ao vivo.

EURES

EURES é uma agência de empregos que vem promovendo diversas vagas por toda a Alemanha e mais países da Europa. O portal tem a relação direta com as vagas, empresas e cargos disponíveis. Todos os dias novas oportunidades aparecem, sendo assim, fique ligado em todas as atualizações. Você que está planejando sua carreira internacional em outros países entre no portal EURES para conferir todos os eventos. Você encontra as vagas nas seções “Stellenangebote”, “Karriere” ou “Vakanzen”.

Jornal Alemão

Não é somente nos portais que você encontra as vagas, as empresas anunciam em jornais também, principalmente nas edições de finais de semana, então é ficar atento.  Quer ficar por dentro de todos os passos para um trabalho na Alemanha? Veja também: Vagas de emprego na Alemanha oportunidades para brasileiros.

Dicas de como conseguira vaga

1-Estudar o idioma

A Alemanha é um país com a melhor qualidade de vida do mundo, principalmente nas áreas da saúde publica. É por isso e outros fatores que muitos brasileiros se deslocam para cidades como Berlim para morar e trabalhar. Por sua vez, um país bastante almejado por profissionais de diversas áreas. Contudo, não basta só falar inglês, isso é uma grande ilusão, então estude o alemão já que quer uma carreira no país. É essencial saber a língua nativa para que possa se comunicar em seu meio de trabalho. De acordo com a resolução de 2015 os médicos precisam ter o nível C1 de idiomas, já para os outros profissionais basta ter nível B2.

2-Currículo

O currículo é algo importante para que consiga a vaga, você precisa construí-lo à moda alemã. Mesmos para os profissionais mais procurados na Alemanha por escassez, é necessário saber como é feito esse currículo, caso não seja assim talvez ele nem sela ligo pelos recrutadores. O currículo alemão deve ser feito no idioma alemão, bem como no inglês, pois existem empresas americanas e inglesas com sede no país. Então pesquise bem antes de montar o seu.

4-Venha conhecer seu ambiente de trabalho

Talvez você se depare com divergências no trato com o serviço em comparação com o Brasil. Então, nada mais justo que vir conhecer como trabalham os profissionais da sua área no país. É bom vivenciar para aprender e se habituar ao trato do serviço por lá. Aconselhamos que considere uma visita antes de começar a trabalhar, basta enviar um e-mail e demonstrar seu interesse por conhecer o local antes.

5-Visto Blue Card

O Governo Alemão incentiva bastante o profissional estrangeiro que pretende trabalhar no país. Com o intuito de favorecer ainda mais o imigrante pode estar bem perto de conseguir a vaga. Sendo assim o visto de é facilmente adquirido, acesse o portal do consulado para saber como fazer o pedido.

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.