terça-feira, junho 18, 2024

Simulador de Empréstimos: Planeje suas Finanças

simulador de empréstimos

Simulador de Empréstimos

Simulador de Empréstimo

Antes de qualquer coisa, saber como funciona um simulador de empréstimos nos dias de hoje é algo que fará total diferença no futuro para que escolha opções mais vantajosas para suas necessidades.

Além disso, através do simulador de empréstimos o cliente tem ainda mais chances de decidir aquele crédito que tenha os menores juros possíveis e cheio de vantagens que compensa investir.

Sendo assim, caso esteja procurando por um crédito eficiente e de qualidade, use o simulador de empréstimos da melhor maneira possível e usufrua de todas as suas vantagens o quanto antes. Boa leitura!

Como funciona um simulador de empréstimos?

Afinal de contas, você tem noção de como funciona um simulador de empréstimos e quais são as funções especiais que esse sistema oferece? A princípio, a simulação de créditotem variação de banco para banco.

Porém, é bom que saiba que geralmente o simulador pede alguns dados dos clientes por completo, como o valor o qual deseja, juntamente com a quantidade de parcelas para pagamento e o foco verdadeiro do crédito. Mas é bom que se atente que existem uma grande variedade de maneiras de usar o simulador de empréstimos.

E por esse motivo em especial, estudar todos os serviços e benefícios que esses créditos oferecem aos seus clientes independente do banco que escolher, fará com que não caia em ciladas e nem se prejudique com juros.

Portanto, para que consiga realmente aproveitar esses benefícios por completo, ter um dinheiro emprestado da maneira que quiser dentro do seu banco, é bom que analise essas tarifas antes de assumir qualquer compromisso.

Linhas de crédito disponíveis no simulador de empréstimos

Por outro lado, para usar um simulador de empréstimos é necessário que saiba exatamente como funcionam todas as linhas de crédito que esteja disponível nos maiores e melhores bancos do mercado.

Então, pensando exatamente nisso, trouxemos uma pequena lista mostrando mais detalhes de como funcionam esses outros empréstimos para que saiba qual modelo se encaixa mais com seu perfil, como por exemplo:

Simuladores de Empréstimos
Simuladores de Empréstimos (Foto: Reprodução)

1 – Empréstimos pessoais

Em primeiro lugar dessa listagem de linhas de crédito disponíveis no simulador de empréstimos, o modelo pessoal é fornecido para pessoa física que se enquadram nos requisitos básicos do banco. Ou seja, isso significa que é um valor em dinheiro e que não existe a necessidade de uma garantia para pedir o seu.

Dessa maneira em questão, a financeira que escolher, geralmente existe cobrança de juros todos os meses em troca, que estarão em contrato na hora da assinatura. Entretanto, é necessário que pesquise bem sobre essas taxas perante seus serviços para que não tenha problema na hora de pedir o seu.

Porém, é importante que saiba que, para aprovação nesse crédito, o cliente em si passará por uma avaliação dentro do banco para analisar quais são suas condições para receber aquele valor pedido. E, consequentemente, como o cliente pagará ele de volta para o banco.

2 – Créditos consignados – Simulador de empréstimos

No entanto, a modalidade de crédito conhecida como consignado é um exemplo claro de que todos os tipos e perfis de clientes tem seu produto especifico dentro dos bancos do mercado.

Um dos grandes diferenciais desse empréstimo é o fato de que o banco retira o valor que o cliente deve diretamente da folha de pagamento dele. E é por esse motivo que o cliente que pedir esse crédito necessita ter um emprego fixo público ou, seja pensionista no geral.

Sendo assim, é interessante que analise os pré-requisitos que o banco exige de seu cliente antes de pedir o seu para que não se frustre nesse quesito em questão. Mas, compensa frisar que, conhecer bons bancos e as melhores carteiras digitais nesse processo facilita e muito na escolha da opção oferecida pelo simulador de empréstimos.

3 – Crédito imobiliário de alta qualidade a todos os clientes

Independente do banco escolhido ao usar o simulador de empréstimos, em 90% das ofertas tem esse crédito imobiliário disponível para clientes com diferentes situações financeiras que compensa analisar.

De uma maneira bem objetiva, o crédito imobiliário é um empréstimo oferecido por bancos dos mais variados estilos. Sejam tradicionais ou digitais que usado especialmente para comprar ou construir uma casa para si. Ele é uma das categorias de financiamento mais comuns no Brasil, tendo como grande incentivador a Caixa Econômica Federal com informações dentro do site oficial (https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/).

Ou seja, em outras palavras, o empréstimo imobiliário é um serviço financeiro, disponível por financeiras no geral que sejam especializadas. E que permite a aquisição de um bem imobiliário como casas e fazer com que seus sonhos saiam do papel. 

Em contrapartida, um ponto interessante sobre esse processo de crédito, é necessário que se atente aos valores das parcelas e o tanto de tempo delas. Pois, não se iluda. Todos os serviços oferecidos nessas áreas tem valores altos e parcelas que divididas em torno de 360 meses.

4 – Crédito por penhor – Simulador de empréstimos

Além disso, dando continuidade com esse catalogo a respeito dos principais modelos de crédito que o mercado oferece. Falaremos de uma categoria bem antiga e que até hoje é praticada por alguns bancos em especial. No caso, o foco desse momento é empréstimo com penhor.

A princípio, o penhor, nada mais é do que oferecer algum bem de valor como garantia de uma determinada quantia solicitada em seu banco. Portanto, isso significa que no momento que pedir algum valor em especifico. O cliente em si deixa algum bem como forma de garantir o pagamento da dívida para o banco. Hoje, em alguns bancos, o nome do empréstimo é apenas crédito com garantia, mas com esses mesmos princípios.

5 – Crédito que antecipa a restituição do IR

Contudo, no caso do Imposto de Renda (IR) existe uma opção de “empréstimo” que compensa conhecer também através do simulador de empréstimos. Afinal, você sabe o que é um IR? Em resumo, é o tributo responsável por retirar, mensalmente, uma parcela do salário de quem trabalha com carteira assinada e não é isento do seu pagamento.

No entanto, na hora que pedir a restituição dos valores pagos com antecedência. Seguindo as regras já estabelecidas pela legislação e pela Receita Federal do Brasil, faz com que os valores sejam menores.

Então, dessa maneira, anualmente, o Fisco elabora um cronograma de restituições. Para que as pessoas tenham total controle de datas e saiba se organizar para não perder prazos importantes como esses. Mas, o que ainda é novidade é que existe a possibilidade de antecipar a restituição do IR. E no caso, é através de um serviço financeiro disponibilizado por muitas financeiras privadas.

Assim, essa antecipação é mais uma das linhas de crédito que estão disponibilizadas àquelas pessoas que têm restituições em aberto de alguma maneira. Portanto, o que a financeira em questão faz é antecipar até 100% do valor dessa restituição, no qual o cliente tem direito. Aumentando mais juros e outras tarifas pelo serviço.

6 – Antecipação do 13º – Simulador de empréstimos

No entanto, a estratégia da antecipação do 13º salário nada mais é que a mesma da antecipação do IR que mencionamos acima. Porém, o que muda é que no lugar de usar a restituição para quitar sua conta por completo. Se usa o valor recebido como 13° salário.

Sendo assim, grande parte das financeiras disponibilizam esses exemplos de empréstimos no valor do 13° de seus clientes. Os quais, geralmente, assumem a obrigação de fazer o pagamento da conta até a data do recebimento do seu 13° salário.

7 – Cheque especial

Já o modelo de cheque especial é, com toda certeza, um dos tipos de exemplos mais conhecidos pelo público em geral por ser mais acessível. Isso porque, grande parte das vezes, o valor é oferecido de maneira pré-aprovada. 

Ainda assim, essa é uma categoria de crédito que tem uma fama não muito boa. Já que é um dos maiores causadores de desordem financeira nos dias de hoje.

De maneira bem mais simples, o cheque especial nada mais é que um valor pré-aprovado que está a disposição do cliente direto em sua conta. Não importando o banco, se usa sempre que quiser.

Nesse sentido, um modelo comum de uso do cheque especial é quando o cliente gasta mais do que tem a disposição em sua conta em certos momentos da vida. Então, o valor ultrapassado, debitado diretamente do limite de cheque especial, mantendo a sua conta com saldo negativo.

8 – Rotativo do cartão de crédito – Simulador de empréstimos

Talvez pareça brincadeira, mas não é. É bom que saiba que o cartão de crédito é um dos métodos de pagamento que mais tem sido naturalizado nos dias de hoje perante o mercado financeira e de varejo. 

De acordo com dados do próprio Banco Central, no ano de 2018, existia por volta de 99 milhões de cartões de crédito ativos dentro do Brasil. No qual, os números que mostra a popularidade desse serviço no mercado dos dias de hoje.

Porém, apesar dessas informações, o que nem todos os clientes de cartão de crédito sabem é que existe uma modalidade de empréstimo diretamente ligado ao uso do cartão. O famoso crédito rotativo.

Caso você não o conhece, esse detalhe indica com força que está com as suas finanças em dia. E pagando a sua fatura dentro do tempo determinado pelo banco. Em resumo, sempre que o dono do cartão não paga a sua fatura por completo. O valor que está faltando entra no chamado rotativo, pagando na fatura seguinte, por meio do acréscimo de juros e outras taxas.

Aliás, é bom lembrar que não é recomendado esse tipo de crédito por conta de que, através dele, muitas pessoas não conseguem se livrar das contas e acaba, até mesmo, sujando seu nome em algum momento. Evite ao máximo!

Qual a importância de um simulador de empréstimos?

De uma maneira bem resumida e pratica, a importância de um bom simulador de empréstimos é justamente oferecer opções variadas de crédito que o mercado oferece baseado naquilo que você busca.

Ou seja, esse sistema disponibiliza opções com menores taxas, maiores limites de crédito, maiores prazos de pagamentos e assim por diante. Por isso, se busca por empresas que ofereçam esses tipos de crédito, sem dúvidas que com o simulador de empréstimos tudo fica mais fácil.

Como calcular juros de um crédito como esse?

Antes de mais nada, o banco em questão que oferece serviços através de crédito possui a liberdade de cobrar as porcentagens que buscar sobre a operação, considerando alguns fatores, como:

  • Valor completo do crédito que tenha pedido;
  • Tarifas de retorno do investimento;
  • Valor de todas as parcelas perante o contrato;
  • Risco de crédito e de se endividar;
  • Movimentação do ambiente externo na questão financeira.

No caso, todos esses componentes tem grande influencia nos juros que a empresa em si cobra, que recairão na hora sobre cada parcela. Além disso, em um primeiro momento, os bancos no geral costumam definir parcelas fixas para pagamento, já estabelecidas em contrato.

Dessa maneira, já os juros que somam cada parcela trabalhando diretamente como juros mais simples, apenas sobre o valor inicial. No entanto, se por um acaso existir situações de endividamento, atrasos ou outras ocorrências que atrapalham no pagamento. A cobrança dos juros do crédito passa a ser de composta.

Ou seja, isso significa que os juros vão sobre o valor de inicio, somado aos juros que já existiam antes. Por exemplo, em um crédito pessoal de R$1.000, que cobra 3%, terá a primeira parcela acrescentada de R$30,00.

Em contrapartida, o cálculo da próxima mensalidade leva em consideração o valor de R$1.030, e não apenas o R$1.000 que era o valor inicial. Sendo assim, por conta dessa somatória, muitos créditos acabam apresentando valores bem mais altos. O que leva a perda do controle financeiro do cliente em si.

Fique atento a esses detalhes sobre essas questões que envolva juros para que não contrate um crédito que traga valores altos de tarifas. Que, ao invés de te ajudar, acabará te prejudicando com o passar do tempo.

Conclusão

Por fim, em todo o artigo, entendemos que o simulador de empréstimos é um sistema de alta qualidade que define, baseado com os seus desejos, quais são os créditos que mais se encaixam com seu perfil. E assim, deixa o processo de escolha bem mais simples e objetiva.

Além disso, na questão de escolha do crédito ideal, é bom que se atente a todos os modelos que o mercado oferece e que mencionamos no artigo, para que defina aquele que mais se enquadra nas suas necessidades.

Fique atento sempre a juros também para que não traga mais problemas para seu dia a dia e, ao invés de ajudar a se livrar de contas, traga mais prejuízo para sua vida financeira no geral.

Estude cada uma das informações que oferecemos e faça bom proveito do simulador de empréstimos com segurança e eficiência sempre e em todos os aspectos. Aproveite!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.