domingo, julho 14, 2024

Trabalhar na Itália: visto, salário e vagas de emprego

Como trabalhar na Itália de maneira legalizada e conseguir um emprego com boa remuneração? Fique atento a todos os detalhes abaixo.

Morar na Itália é garantir diversos benefícios, como por exemplo, qualidade de vida, alimentação e serviços públicos de alta qualidade. Isso ocorre em países da Europa em geral. Sobretudo a Itália é o centro cultural do mundo, onde se encontra as maiores obras de nossa civilização.

Existe emprego para todos que querem trabalhar na Itália, logo é necessário estar atento a alguns pontos cruciais para conseguir a vaga. De acordo com site stati – Ministério do Trabalho e Políticas Sociais a economia no país vem crescendo desde 2017. Contudo, isso indica maiores chances de garantir uma vaga de emprego para trabalhar em inúmeras cidades na Itália.

Como e onde conseguir trabalho na Itália

Uma grande parcela dos cidadãos brasileiros tem como sonho trabalhar ou estudar fora do Brasil. Alguns deles pensam sobre, e querem ir com o intuito de garantir uma melhor condição de vida, como por exemplo, salários maiores. No entanto para trabalhar na Itália legalmente é necessário adquirir a cidadania, ou ter um visto adequado para nossa qualificação. Sendo assim, fique por dentro de algumas dicas importantes antes de planejar a viagem!

1. Falar italiano

Você fala italiano? Está é a primeira dica e uma das mais importantes para quem quer trabalhar e viver na Itália. Falar o italiano é essencial para que consiga a vaga de emprego em empresas no país. Aconselhamos que faça um curso de italiano antes de planejar sua mudança, ou mesmo antes de se candidatar a vaga de emprego.

Os empregadores italianos incentivam imigrantes que falem o italiano, para que assim seja mais fácil a comunicação. Geralmente, as empresas italianas dão total preferência às pessoas que falam a língua nativa.

2. Ser um estudante

Há possibilidades de o estudante ir para Itália e trabalhar no país. Mas, para que isso aconteça o candidato deve verificar os editais de cursos disponíveis para estrangeiros.  Ou seja, pesquisar nos sites das universidades italianas com vagas disponíveis do seu interesse. Geralmente, as instituições de ensino oferecem vagas para estrangeiros, na modalidade de cursos de graduação e também pós-graduação.

O que é programa ABMES?

Para se informar melhor sobre os cursos e como estudar na Itália acesse o site ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O programa internacional é uma associação para universidades estrangeiras. Este programa incentiva a troca de experiências de instituições de ensino de outros países.  

Fundado em 1982 tem como objetivo a representatividade da educação superior particular do Brasil. ABMES promove seminários, workshops e ações de capacitação. Não só isso, mas elaboração de publicações, produções jornalísticas e o desenvolvimento de pesquisas em áreas distintas.

3. Trabalhador formado

Caso seja formado e tenha qualificação deve estar atento aos procedimentos necessários para conseguir a vaga de trabalho na Itália. Primeiramente, o candidato deve validar o seu diploma brasileiro. Contudo este é um ponto importante para conseguir uma vaga de trabalho em sua área de atuação em empresas italianas.

4. Sites de emprego na Itália

Para facilitar ainda mais sua busca por trabalho qualificado, os profissionais estrangeiros consultam os diversos sites ofertastes de vagas de emprego em empresas italianas. Separamos aqui abaixo alguns desses portais, veja!

Sites com vagas de trabalho para todas as áreas:

Sites especializados por vagas de TI:

5. Crie um currículo europeu

Criar um currículo europeu é mais um fator importante para garantir a vaga. Para que seja mais simples a elaboração de seu currículo Italiano, acesse o site Europass. Através dessa plataforma você consegue fazer um currículo a maneira européia.

Lembre-se que o currículo deve ser feito com perfeição, não se esqueça das Informações principais, como sua nacionalidade, experiência profissional, informações acadêmicas e idioma falado!   

Logo após isso envie o currículo por e-mail nas empresas que procuram por profissionais de língua portuguesas, faça isso através dos sites indicados acima também. E caso já esteja morando na Itália pode entregá-lo pessoalmente.

Leia também: Salários na Itália: quais os valores e como funciona

O que são os trabalhos de temporadas na Itália?

Trabalhar na Itália: vagas de emprego, visto e salário
Veneza Itália. Foto: Divulgação.

Trabalhos de temporada, chamado de lavoro stagionale é uma espécie de vaga de emprego que emprega jovens na temporada do verão. As vagas, geralmente são para em hotéis, áreas de turísticas, resorts e clubes. As vagas são preenchidas na temporada durando os seis meses do verão.

Quem pode trabalhar no Lavoro Stagionale?

Os serviços para essa categoria de emprego são as vagas para profissionais como, cantores, bailarinos, fotógrafos, instrutores esportivos, recepcionistas entre outros. Tendo em vista que o salário para esse tipo de serviço é de 1 a 2 mil euros, além de moradia e alimentação, fica claro que é uma grande oportunidade. Portanto comece já sua busca.

Quais as categorias e contratos de trabalho na Itália

Geralmente, para trabalhar na Itália é feito um contrato de trabalho com limite de tempo determinado. O candidato inicia seu trabalho e ao termino do tempo é finalizado o contrato. Todavia, pode ser recontratado e assim assinar contrato com tempo determinado novamente.

No entanto, essa categoria tem o tempo limite máximo de até três anos de duração. Já o contrato mais almejado por trabalhadores estrangeiros é a categoria com tempo indeterminado, bem como a contratação que existe aqui no Brasil, a CLT.

Vamos conhecer os demais tipos de contrato de trabalho?

➜ Contrato de trabalho intermitente

Em resumo, o estrangeiro pode optar pelo contrato a tempo parcial (intermitente), em que o trabalhador exerce suas funções durante algumas horas no dia.

➜ Contrato de trabalho breve

O trabalhador trabalha no período de 7 meses, ou seja é a categoria de tempo determinado mais reduzido.  E existe um contrato de trabalho de 12 meses, também com esse tempo determinado.

➜ Contrato Lavoro a Gionata

Este é um contrato bastante especifico e peculiar em que o trabalhador trabalha no máximo 3 dias. As indústrias costumam fazer esse tipo de contrato de 3 dias.

Geralmente o contrato Lavoro a Gionata serve com teste, ou seja, uma experiência para conferir como seria as qualificações desse candidato.

Logo após esse contrato de 3 dias, as industrias fazem outro de mais 12 dias. É importante avaliar cada antes de aceitar a contratação definitiva. Informem-se quais os direitos de cada trabalhador referente ao contrato de trabalho que te oferecerem.

Benefícios de trabalho na Itália

  • Décimo terceiro
  • Décimo quarto salário
  • Férias.

Desvantagens

Existem diversos imigrantes, fora os brasileiros, que chegam à Itália para trabalhar por salários menores. Portanto, sua busca por trabalho terá concorrência ainda mais complexa. Sendo assim, ter qualificação e validar seu diploma pode ser a saída para conseguir uma vaga mais facilmente. Falar italiano e inglês também faz você ter maior chance nessa concorrência.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.