domingo, julho 14, 2024

 O que falar na primeira entrevista de emprego?

O que falar na primeira entrevista de emprego

Você sabe o que falar na primeira entrevista de emprego? Muitas pessoas temem esse momento, mas com nossas dicas, tudo vai dar certo. Veja!

Estudar as respostas para a primeira entrevista de emprego é bastante eficiente. É com isso que saber o que falar pode ser a chave para a boa conversa com o recrutador.

As dúvidas sobre a entrevista são constantes, principalmente para os iniciantes que querem entrar no mercado de trabalho. Então, a seguir algumas dicas para se sair bem e as responder com mais segurança. Isso é importante para conseguir a vaga, se lembre disso. Sobretudo, a entrevista é o seu primeiro passo para conquistar a vaga.

Isso porque, a insegurança diante ao entrevistador pode causar um sentimento de preocupação e atrapalhar ainda mais o seu primeiro contato com especialista na empresa. Para que isso não aconteça e o medo não trave você, confira!

Mas afinal, o que falar na sua primeira entrevista de emprego e ter mais segurança nessa hora.

O que falar em sua primeira entrevista de emprego?

A entrevista do primeiro emprego nunca é fácil, principalmente quando temos que enfrentar perguntas que nunca pensamos a respeito. Isso porque esse momento causa ansiedade, mas isso pode atrapalhar seu desempenho.

Então, o primeiro passo para que você consiga passar por isso da melhor forma, é se preparar. Sobretudo, para conseguir a vaga é necessário estudar antes da entrevista. Essa é uma das várias dicas para se aplicar e se sair bem na hora da sua primeira entrevista de emprego.

Geralmente, as perguntas dos recrutadores são a respeito da sua vida profissional, sobretudo o porquê te contratar, sobre a sua personalidade no ambiente de trabalho, como descobriu a vaga e outras questões mais. 

Sendo assim, é importante que você, além de estudar, acompanhe nossas dicas que tudo vai dar certo, como se sair bem na sua primeira entrevista de emprego. Se prepare e terá mais segurança, confira as dicas.

Dicas sobre o que falar na primeira entrevista de emprego

O que falar na primeira entrevista de emprego
Saber o que falar na primeira entrevista de emprego é a fonte para conseguir uma ótima vaga. (Imagem: Reprodução)

1. Responder com segurança

Para responder as perguntas da sua primeira entrevista de emprego e parecer seguro (a) é bom saber quais os recrutadores costumam fazer. Todos sabem que driblar a timidez e dominar o nervosismo é uma grande vantagem.

Então, se souber como os recrutadores formulam as perguntas poderá se preparar melhor para responder. Assim torna mais fácil dominar a ansiedade para que tudo pareça normal em sua primeira entrevista de emprego.

Exemplo de perguntas e respostas:

– Porque devemos te contratar?

A resposta para essa pergunta deve ser franca, mas antes de tudo é necessário reconhecer as necessidades que essa empresa procura. Sendo assim, pesquise bastante sobre ela e principalmente sobre a vaga que está se candidatando.

Importante destacar sua formação acadêmica e experiências, mas somente aquelas que se encaixam para as necessidades da empresa. Contudo, encontre uma habilidade sua para exemplificar suas experiências. Aquelas que podem ser válidas para a vaga.

Além disso, procure mostrar para o recrutador o porquê das suas qualificações beneficiar essa empresa.

– Fale sobre você

Falar mais sobre você não significa colocar a sua vida privada e pessoal na pauta da conversa na hora da entrevista de emprego.

Isso é exatamente o que não deve falar na primeira entrevista e nem na última.

Então, falar sobre você é expor sua carreira, experiências de trabalho e tudo o que você pode contribuir com suas qualificações para a empresa.

Faça um apanhado de tudo que você teve de experiência, na sua vida acadêmica e profissional que pode contribuir com a vaga. Não esqueça dos cursos e trabalhos. Você pode falar também sobre seus desejos profissionais, sonhos e projetos futuros. Este é o grande ponto para que você possa expor seu talento para esta vaga.

– Como ficou sabendo da vaga?

Essa é uma pergunta fácil, porém é importante que você coloque em pauta o quanto a empresa é importante para alguém se destacar profissionalmente.

Ou seja, diga que a empresa é um local onde todos querem trabalhar e por isso quando você se interessou muito pela vaga.

Sobretudo, fale a verdade. É nesse ponto que provavelmente o recrutador vai questionar se você sabe algo sobre a empresa e a vaga, veja como proceder.

– O que sabe sobre a empresa?

Para responder essa pergunta é importante que você se informe mais sobre a história da empresa e como ela está neste momento atual. Comente também, sobre o setor que ela se encontra. Assim, o recrutador saberá que você está falando com segurança o que está dizendo.

Se você achar importante, leia notícias sobre o setor isso valorizará sua primeira entrevista de emprego. Então, vale a pena e você pode surpreender o recrutador.

– Porque quer trabalhar conosco?

Certamente, em sua primeira entrevista de emprego, o recrutador vai falar sobre isso.

Coloque alguns pontos de como a vaga irá te ajudar com o eu processo de qualificação, experiências e profissionalismo no mercado de trabalho.

E não se esqueça de dizer que pretende ajudar ao máximo a evolução da empresa com seu trabalho.

– Quais suas qualidades e defeitos?

E para finalizar, vamos falar sobre as qualidades e defeitos e como você pode falar em sua primeira entrevista de emprego sobre isso.

Primeiramente, vamos falar sobre as qualidades. Você pode mencionar umas três, mas aquelas que tem a ver com a vaga que está escolhendo.

É importante que você dê exemplos de se sua atuação, uma vez que assim vai materializar suas qualidades.

E confirme o quanto pretende se aperfeiçoar ainda mais com seu trabalho, caso consiga a vaga.

E os defeitos, como falar deles na entrevista?

Pois bem, não se preocupe, dê exemplos de algo que ainda não se aperfeiçoou e por isso tem dificuldades.

Relacione suas experiências que falaram, mas que pretende se aperfeiçoar.

2. Informe-se sobre a vaga

Estudar sobre a vaga é parte fundamental da preparação para sua primeira entrevista de emprego.

Saber o que falar na hora da entrevista é de suma importância. Contudo, o conselho é: estude sobre sua vaga!

Aproveite nossas dias, veja nossas resposta para as perguntas que o recrutador pode fazer. Isso é estudar!

Responda de acordo com nossas dicas.

Além disso, estude bastante sobre a vaga e suas atribuições, isso será questionado.

3. Ensaie

Então, pense bem nas perguntas e faça um ensaio com alguém, como se fosse fazer a entrevista de emprego.

Coloque em foco as questões que mais te afligem e peça o feedback para que a pessoa que está te ajudando.

É importante ser você mesmo e não ter medo de perguntar caso fique em dúvida do que não entendeu direito.

Além disso, tome cuidado com a sua aparência, como se vestir e como falar.

Temos um artigo bastante interessante sobre isso, aproveite para ler: como se vestir na entrevista de emprego.

Mantenha calma que vai dar tudo certo.

Prepare-se para este dia

Aconselhamos que se prepare bastante para esse dia. Assim, terá a melhor experiência para sua primeira entrevista de emprego. Contudo, não é só o que falar, mas pense em qual roupa usar e como se comportar.

Além disso, pesquise sobre a empresa e treine bastante antes do dia, dormir bem se alimentar também é algo necessário.

Gostou do texto? Continue conosco para ter acesso gratuitos a mais artigos com este.

Leia também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.