terça-feira, junho 18, 2024

Como aumentar o valor da aposentadoria do INSS

Quer ter uma aposentadoria três vezes maior e aumentar o valor para ter mais autonomia na sua velhice? Está é realidade de muitas pessoas, mas ainda existe muitas dúvidas sobre isso. Descubra agora como aumentar o valor da aposentadoria para receber mais do que um salário mínimo.

Dentre as principais dúvidas a mais recorrente é se existe alguma forma de revisões que alteram o valor da aposentadoria e a deixe maior. Com a Reforma da Previdência em vigor muita coisa mudou para os aposentados. Sobretudo, é essencial entendermos pelo menos quais são nossos direitos perante a aposentadoria, e ficar por dentro de como está a lei atualmente.

Os contribuintes do INSS podem sim obter uma renda maior quando solicitar a aposentadoria. Porém existem casos em que o valor benefício pode triplicar. Então, se você acha que um salário mínimo baixo, fique conosco e aprenda como alterar esse valor e ganhar até 3 vezes mais.

Como aumentar o valor da aposentadoria no Brasil

Dicas para aumentar o valor da aposentadoria em até três vezes mais do que um salário minímo
Imagem: Ilustrativa

É importante que o aposentado entenda como ficou as regras após da reforma da previdência. NO entanto, isto é assunto para outro artigo. Hoje, vamos esclarecer de uma vez por todas, como é possível obter um salário melhor e aumentar a renda quando nos aposentar.

A princípio, é essencial entender as mudanças. Contudo, a lei restringiu o acumulo da pensão por morte, por exemplo. Esta foi uma das principais mudanças na regra. Mas, se quiser entender ainda melhor, acesse o site do Governo.

Mas vamos ao que interessa, como aumentar o valor do salário da aposentadoria no Brasil?

Apresentamos para você 5 formas simples, basta entender como funciona!

Formas de aumentar o valor da aposentaria no Brasil

1. Aumentar o valor da aposentadoria com a “Revisão da Vida Toda”

Como o nome diz na “Revisão da Vida Toda” é um cálculo feito partir de tudo que você já contribuiu em sua trajetória de trabalho. Ou seja, um calculo que inclui todos os períodos que passou trabalhando até sua aposentadoria chegar. No entanto, alguns períodos não são inclusos na hora da contagem de tempo para a aposentadoria, e isso pode atrapalhar muito na hora de calcular o valor.

Mas, quais são esses períodos que não são calculados?

Desde 1994 é calculado apenas 80% dos maiores recolhimentos na hora da aposentadoria. Isto é, calculo feito desse período que trabalhou na vida. Com isso realizando o calculo incluindo esses 20% tem como aumentar o valor da aposentadoria. Sobretudo, são reconhecidos apenas a parcela do tempo trabalhado de 80%. Sendo assim, devemos refazer esse calculo. Ao calcular somente 80% a soma fica incompleta, contudo, as contribuições antes do ano 1994 não são projetadas para a aposentadoria do INSS.

Nesse sentido, os trabalhadores que contribuíram antes do de 1994 são prejudicados nos cálculos. Portanto, é necessário recalcular para obter o aumentar o valor da aposentadoria do INSS.

Mas como isso é feito?

Simples, na “Revisão da vida toda” ou “Revisão da Vida inteira” como algumas pessoas preferem chamar. As pessoas que ganhavam melhor antes de 1994; possui poucas contribuições depois de 1994 e começaram a ganhar menos depois de 1994 podem aumentar o valor da aposentadoria!

Quem tem direito?

Qualquer pessoa que recebe os benefícios abaixo após 1999:

  • Aposentados por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria Especial e por Invalidez;
  • Auxílio-Doença;
  • Pensão por Morte.

Entenda melhor com o exemplo abaixo:

Para exemplificar: Imagine um trabalhador que realizou seus trabalhos em 20 anos. E neste período ele ganhava acima do teto do salário mínimo. Isto aconteceu antes de 1993. Então ele saiu empresa em 1993 e começou a contribuir sozinho no valor de um salário mínimo. Com isso, ao se aposentar, anos depois por tempo de contribuição, recebeu uma aposentaria reduzida do que ele ganhava antes de 1994.

O que devemos entender antes de pedir o aumento da aposentaria na revisão?

Os benefícios da “Revisão da Vida” são muitos, porém os brasileiros aposentados precisam tomar alguns cuidados antes de entrar com o pedido na justiça federal. Primeiramente, realize o calculo para que tenha certeza antes de pedir a revisão. Para isso é importante que entre em contato com um advogado confiável para te ajudar com isso. Caso tudo estiver correto, tenha em mente que mesmo com STJ tendo se posicionado favoravelmente, você pode não ganhar a causa, mas vale a pena tentar.

Portanto, se você é um dos que recebiam salários maiores no período anterior ao ano de1994, pode ter direito à revisão e aumentar o valor da aposentadoria. Através disso, o benefício pode elevar bastante o valor.

A Revisão da vida toda pode ser concedida a quem, então?

Para todos aqueles que tiveram algum desses benefícios depois de 2009.

  • Aposentados por idade
  • Aposentados por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por invalides e especiais
  • Auxílio – doença
  • Pensão por morte

Fique atento, pois existe prazo estabelecido pelo Supremo para este tipo de revisão.

2. Aumentar o valor da aposentadoria dos trabalhadores rurais

Essa opção de revisão serve para quem já trabalhou em ambiente rural. Com isso o indivíduo pode pedir uma revisão para incluir esse tempo e aumentar a aposentadoria urbana. Assim, caso tenha trabalhado como rural em regime de economia familiar pode pedir a inclusão do período a partir dos 12 anos de idade.

3. Aumentar o valor da aposentadoria “Revisão do Servidor Público”

Nesta revisão o trabalhador pode garantir um aumento no total de contribuições de aposentadoria. Com isso, o funcionário púbico, aposentado, pode aumentar sua renda mesmo depois do calculo. O pedido deve ser feito na esfera administrativa como pagamentos de contribuição atrasada. Fazendo dessa forma, o aposentado pode garantir e aumentar aposentadoria do INSS.

4. Aumente sua aposentadoria com a revisão da diferença no Auxílio Doença

Esse tipos de aposentadoria é para os trabalhadores que precisaram do auxílio doença, mas enquanto esperavam pelo benefício ficaram sem receber o dinheiro. Para quem não sabe o auxílio doença paga 90% do valor da aposentadoria. Contudo essa revisão devolverá os 9% restantes que ficaram de fora da aposentadoria por auxílio doença.

5. Aumente o valor na Reaposentadoria

Para finalizar nossas dicas para aumentar sua aposentadoria do INSS. Acontece quando o trabalhador renúncia aos benefícios anteriores para trocá-lo por uma nova aposentadoria maior. Contudo, o aposentado exclui o tempo de contribuição usado anteriormente, faz o cálculo novamente, mas com penas pelo novo período.

A Reaposentadoria é um tema bastante usado atualmente. Todavia, é uma espécie de revisão para as pessoas que já estão aposentados, mas tem todos os requisitos necessários para renunciar o beneficiados e trocar por um novo calculo, ou seja, outra aposentadoria com mais vantagens.

O que fazer para ter o aumento?

Certifique que sua aposentadoria está de acordo com alguma dessas revisões. Feito isso, procure um advogado de confiança e explique o caso. Com isso ele vai te ajudar a entrar com a ação.

Gostou do artigo? Para mais artigos como este deixe um comentário com sugestões e dúvida!

Leia também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.