Detalhes interessantes do Filme Parasita que nos faz entender o motivo de ter ganhado Oscar de melhor filme em 2020.
Após assistir o filme Parasita pela segunda vez notamos alguns detalhes muito interessantes. E, então decidimos compartilhar com nossos leitores o filme que ganhou Oscar de 2020 que com certeza será um clássico coreano dos últimos tempos.
Parasita é um filme do roteirista e diretor Bong Joon Ho, que foi tão elogiado no ano de 2020 que só falava-se sobre isso ao se aproximar da festa do Oscar. Aclamado pela crítica, tanto por ser um filme que provavelmente virará um clássico, bem como por ser uma história sul-coreana que retrata as diferenças entre as classes.
A princípio devemos destacar que esse é um filme importante para a história do Oscar. Entretanto, foi o primeiro filme longa-metragem que ganhou o prêmio e que não se fala inglês. Parasita ganhou uma das categorias mais importantes do Oscar, a de melhor filme em 2020.
Categorias vencidas por Parasita
Não podemos nos esquecer que Parasita foi o queridinho do Oscar em 2020. Sobretudo também levou o Oscar de melhor filme, melhor roteiro, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro. Isto é um dos feitos mais importantes que um filme estrangeiro pode garantir para o seu currículo.
Além disso, o filme ganhou outras premiações, como a Palma de Ouro, o Globo de Ouro, prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro e muitas outras. Tornando assim um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos. Quando você assistir Parasita se toca de alguns detalhes importantes e isso o fez um dos filmes mais falados em 2020.
Assista Parasita com olhar mais profundo
Assistir o filme Parasita já nos traz um olhar simbólico do sentimento daquela família que não tem nada em comparação a uma família que tem absolutamente tudo.
Essa mistura entre classes nos fornece, de princípio, um jeito camuflado de preconceito. Contudo, nos traz um sentimento de como a desigualdade social machuca as pessoas e as torna sobreviventes.
Um dos primeiros detalhes que você pode ver assistindo filme é a diferença de classes. Este é o primeiro ponto que vamos tratar.
1. Classes em Parasita
Durante as cenas do filme Parasita, o roteirista teve minúcia de separar as duas classes sociais. Sendo assim, observe as linhas que aparecem durante a cena que estão as duas famílias no mesmo quadro, entre a patroa e os empregados, por exemplo. Há uma separação com uma linha tênue entre as duas classes, os tidos parasitas e a classe mais alta da sociedade. Assistir o filme observar essas linhas que separam as duas famílias é um olhar bastante interessante que o diretor trouxe para o público.
2. Transitoriedade de Parasita
Agora vamos falar sobre o gênero que o filme nos apresenta. Sua transitoriedade de gênero cinematográfico faz com que tenhamos diversos sentimentos ou assisti-lo. Sobretudo, o filme é até considerado um clássico de suspense, com uma pitada de Hitchcock, porém com cenas um tanto cômicas já de início.
Além disso, podemos observar o drama familiar da família de baixa renda nos bairros pobres de Seoul. E o romance juvenil do sonhador Ki-woo e a personagem Da-hye. As cenas cômicas também são bastante empolgantes quando a família tem que se esconder nos cômodos da casa para que não sejam pegos pelos donos. Quando o suspense é acometido no filme, nos fazendo sentir o terror em cenas fortes e delirantes de desespero. Ao assistir Parasita todas as emoções são vividas pelo espectador. Na mesma hora que você se assuste, chora e se alegre com as cenas de romances de um casal juvenil.
3. Desigualdade social explicita
O filme Parasita demanda uma cena que mostra como a desigualdade social é algo que vem de cima para baixo. Na mesma hora que os personagens estão felizes dentro da mansão vivendo uma vida de Reis, segundos depois se deparam com a realidade social no filme. Uma chuva torrencial acaba com as esperanças e faz com que os personagens caiam na realidade de como é a vida das pessoas mais pobres e diferentes.
No entanto, se você observar a cena em que a família da classe mais pobre desse a ladeira até chegar ao fundo, onde a chuva se torna ainda mais severa, representando subjetivamente as dificuldades que a classe menos abastada sofre.
A família de alta classe mora mais a cima, no alto, subindo as escadarias e não sentem os impactos sociais trazidas pelas adversidades.
4. Filme estrangeiro no cenário cultural
Parasita quebrou paradigmas da sociedade, com um enredo que nos deixa, e todos que assistem, hipnotizadas pela trama. Filme não é casual e conseguiu se expandir no cenário cultural mundial mesmo não falado na língua inglesa.
O Oscar já teve 92 edições com 11 filmes de língua estrangeira sendo indicados. Parasita, foi indicado e ganhou 4 categorias. O diferencial das 11 indicações de filme de estrangeiro é que nenhum deles tinha levado música de melhor filme coisa que parasita garantiu.
O diretor Bong Joon-ho está acostumado a lançar projetos criticando a sociedade como, por exemplo, o filme cão que ladra não morde seu primeiro longa-metragem tem a mesma pegada. Parasita segue o mesmo conceito tratando de histórias de aparência, ilusões, sensação de descaso e desigualdade social.
No mais parasita faz uma crítica social inteligente sem abusar, dramatizar e ter a vitimização de ninguém, mas mostrar a realidade da diferença de classe. Com humor negro, drama, romance e uma trama incrível.
Leia também: Host Family: tudo que precisa saber sobre o intercâmbio