domingo, julho 14, 2024

Como validar diploma brasileiro na Alemanha: Veja todos os passos

Como validar diploma brasileiro na Alemanha

O estrangeiro que quer trabalhar na Alemanha deve entender os passos de para validar o diploma brasileiro no país.

Separamos todas as dicas necessárias para que consiga preparar e planejar sua carreira internacional. Muitas pessoas não sabem quais os passos necessários para que seu diploma seja validado ou reconhecido (Anerkennung) na Alemanha, venha conosco para entender todo o processo de validação.

O reconhecimento do diploma estrangeiro tem como intuito confirmar o valor da qualificação profissional e acadêmica. Sobretudo, através do reconhecimento o estrangeiro pode se candidatar com total segurança para vagas de emprego na Alemanha.  

O que é preciso para validar o diploma brasileiro na Alemanha?

Primeiramente o estrangeiro que deseja trabalhar na Alemanha precisa de informações práticas de como fazer o reconhecimento e validar o diploma e certificados brasileiro antes de se candidatar a vaga de emprego. É necessário legalizar o certificado antes de sair do Brasil, para que não tenha complicações ao conseguir a vaga de trabalho no exterior.

Além disso, é importante preparar os documentos para sua estadia legalizada na Europa. A Alemanha é um país com burocracias próprias a respeito do visto e documentação. Sobretudo, para se informar melhor sobre isso leia o artigo trabalhar na Alemanha vagas para Brasileiros. O texto informa com exatidão todos os passos para ser um imigrante legal no país.   

A validação do diploma brasileiro ajuda na busca por trabalho …

Ao se candidatara a vaga de trabalho os recrutadores, geralmente, te perguntarão se tem diploma em alguma universidade brasileira e se está regulamentado na Alemanha. Por sua vez, não poderá se auto-denomiar Diplom sem que o tenha validado no órgão responsável para isso.

A validação (Anerkennung) é feita através de uma declaração no site Anabin. Acessando o site você pode conferir também se sua universidade é reconhecida na Alemanha.

Como validar diploma brasileiro na Alemanha  imagem da cidade de frankfurt
A cidade de Frankfurt recebe milhares de imigrantes todos os anos em busca de trabalho. Foto: Divulgação.

Veja agora todos os passos para validar diploma brasileiro na Alemanha

Antes de tudo, devemos exemplificar que títulos acadêmicos são diferentes de cursos profissionalizantes de ensino superior na Alemanha. Sendo assim, no caso de cursos profissionalizantes e títulos acadêmicos, que são vários, cada um tem um processo a ser feito. Veja o banco de dados no site Anabin, cujo endereço está aí acima.  

Os cursos não profissionalizantes têm um processo individual, uma vez que cada instituição de ensino solicita o histórico do aluno estrangeiro para a validação.

Caso não seja valido, a instituição estrangeira pode solicitar que o estrangeiro deva cursar e obter créditos extras e assim a instituição brasileira é reconhecida. De acordo com Anabin mais de 792 instituições estão na lista, confira a sua!

Passos para validar o diploma brasileiro na Alemanha:

1 – Autenticação dos documentos

Primeiramente o diploma acadêmico deve ser assinado por uma autoridade responsável na universidade. Este deve ser reconhecida firma em cartório, bem como o histórico acadêmico de graduação.

Logo após ser reconhecida a firma do diploma brasileiro e do histórico acadêmico, os documentos devem ser levados ao consulado Alemão. Informe-se dos locais e horários dos consulados através do site www.brasil.diplo.de/br-pt. Consulte também o valor atualizado da taxa que é pago em espécie.

2 – Cópias autenticadas

Conforme exigido deverá enviar somente as cópias dos documentos para a Alemanha, igualmente autenticadas. No entanto, não devem ser enviados os documentos originais e sim as cópias autenticadas para validar o diploma brasileiro. Receberá de volta as cópias dos documentos juntamente com o resultado do requerimento após a análise.

3 – Requerimentos de validação de diploma

Todo o processo deve ser feito através do site ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen). De acordo com a instituição alemã todo o processo de reconhecimento e comparação de graduação é analisada pela ZAB.

O orgão é responsável pela análise dos diferentes níveis de ensino no exterior, bem como a análise das matérias cursadas. Sendo assim esta análise visa equiparar a equivalência do que estudou em universidades Brasileiras com as instituições Alemãs.

➜ Certificado ZAB

O ZAB avalia o certificado para diplomas universitários de todos os países do mundo. O certificado de avaliação descreve uma qualificação universitária estrangeira certificando os profissionais e acadêmicos.

De acordo com site o certificado promove maiores chance do estrangeiro ao mercado de trabalho alemão.  

➜ Requerimento

Voltando ao requerimento é necessário preenchê-lo e será cobrada uma taxa. Ao enviar o requerimento no site, onde será gerado automaticamente o boleto de cobrança. Alem disso, devem ser enviadas todas as cópias autenticadas e a cópia do formulário impresso.

O formulário está à disposição no site Anabin. Logo após isso, será gerado o número de identificação para o processo ZAB. Geralmente ao final do processo, sua documentação, sendo concluída a análise, chegará através do correio, bem como as cópias dos documentos. Veja agora os documentos necessários para a finalização do processo de validação e reconhecimento do diploma brasileiro na Alemanha.

3- Documentação

É importante acessar o site anerkennung com seus dados, cidade de onde quer trabalhar na Alemanha, qual sua profissão para se informar dos documentos necessário para a validação do diploma, pois dependendo da profissão talvez a documentação sofra variação.

Porém, basicamente são os documentos que indicamos acima, as cópias dos documentos de conclusão de curso e o histórico acadêmico. Não é necessário tradução, mas caso façam questão traduza e envie as cópias em português e língua alemãs também, muitas pessoas fazem desse modo.

Lista dos principais documentos

  • Diploma de conclusão de curso (feita a tradução juramentada e cópia autenticada do documento original);
  • Histórico escolar do ensino médio com as notas (cópia autenticada);
  • Passaporte ou documento de identidade da união europeia caso já esteja morando na Alemanha ou tenha dupla nacionalidade (cópia autenticada);
  • Certidão de casamento e cópia traduzida em alemão (cópia autenticada)
  • Cópia do contrato de trabalho, sendo portador do Blue Card, a permissão de residência;
  • Cópia do passaporte e do visto (com cópia autenticada do documento original) e o currículo.

Processo de envio

Logo após preparar a documentação basta enviar tudo pelo correio. Geralmente a resposta se o pedido foi aceito ou não chegará entre três a seis meses. Com a resposta sendo positiva você terá que pagar uma taxa para receber o reconhecimento (Anerkennung) do diploma.

As Informações sobre reconhecimento de diplomas e certificados relacionados a trabalho, estão no site do Anerkennung in Deutschland.

A apostila de legalização das certidões recomenda ser feita antes de sairdo Brasil. Além disso faça a  tradução de todos os documentos e se encontrar dificuldades e tive dúvidas entre em contato através do e-mail para dúvidas: [email protected].

Leia também: Como fazer estágio na Alemanha.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.