domingo, julho 14, 2024

Estudar em Portugal: usar nota do Enem e as melhores universidades

Bandeira Portuguesa. Estudar em Portugal com Enem.

Ingressar em uma universidade e estudar em Portugal ficou mais fácil, já que muitas instituições adotaram o Enem como forma de seleção para candidatos brasileiros.

As universidades portuguesas já acolhiam os estudantes de diversas partes do mundo, no entanto, atualmente o Enem é a oportunidade para o estudante brasileiro, pois serve como um dos critérios de seleção.

Estudar em Portugal com a nota do Enem é possível?

É animador planejar sua carreira profissional, bem como estudar fora do Brasil sendo este o sonho de muitos brasileiros. A convivência com novas pessoas, uma nova cultura e fazer parte do sistema educacional Europeu, possibilita aos jovens diversas experiências magníficas.

Contudo, essa pode ser também, a garantia de uma carreira de sucesso internacional. A educação portuguesa está entre as melhores do mundo, uma vez que a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto foram classificadas como as melhores Universidades dentre as 500 de uma enorme lista de melhores do mundo.

Uma chance de vivenciar uma grandiosa experiência de vida, portanto, inicie sua caminhada agora e use a Nota do Enem para fazer parte dessa nova realidade. Primeiramente devemos entender quais os critérios para que seja selecionado com a Nota do Enem e possa estudar em uma Universidade em Portugal.

Critérios e passos para estudar em Portugal com a nota do Enem

Estudar em Portugal coma nota do Enem é possível.
Cidade de Lisboa. Imagem: Divulgação.

1. Não ter cidadania portuguesa

Por conta de o Brasil aplicar o Enem como avaliação para a seleção em vestibulares, o Governo Português decidiu usar a nota para selecionar os candidatos para as vagas em Universidades, como já dissemos acima.

Portanto um dos principais critérios para participar da seleção do Enem é que o candidato não tenha cidadania portuguesa e de nenhum outro país da união européia. Isso se dá pelo fato desse candidato se encaixar em outro processo de seleção.

2. Inscrições em três períodos

As datas das inscrições se iniciam por volta do mês de dezembro, e em sua maioria as universidades portuguesas aplicam três etapas para a inscrição.

O primeiro período é a pré-inscrição, com maior número de vagas, consequentemente o segundo período de inscrições terá menos vagas e assim por diante.  

No último período existem as vagas remanescentes dos candidatos desistentes dos dois processos anteriores, o que pode ser uma grande chance para o aluno brasileiro. Sendo assim é possível participar se escrevendo três vezes ao ano, então fique atento!

3. Pesquisar por Instituições  

O candidato deve verificar nos sites de cada universidade durante esse período, uma vez que não existe sistema único para as vagas. Faça a pesquisa e se informe do processo de cada uma delas, pois cada uma exige um tipo de documentação e também um valor específico para a taxa de inscrição. Faça o Planejamento antecipado para não perder as datas.

Veja como validar seu diploma em Portugal.

Universidades portuguesas que usam a nota do Enem

Desde de 2014 países como Portugal vem criando um vínculo com estudantes Brasileiros, porquanto, algumas instituições aceitam a nota do ENEM na seleção dos candidatos, como falamos acima.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia a qualidade do ensino médio brasileiro, aliás, o Enem é a mais importante prova de avaliação dos jovens que gostariam de ingressar em uma universidade. Sendo assim, oferece acesso fácil ao ensino superior facilitando o ingresso em universidades, incluindo, agora, Portugal.

Universidades como Coimbra, uma das pioneiras ao aderir à nota do Enem em sua seleção, já recebem inúmeros candidatos brasileiros para esse tipo de processo seletivo. Através do site da Universidade você tem todos os passos para utilizar a nota do Enem e solicitar sua candidatura.

Lista de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem:

1. Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra e integrada ao Espaço Europeu de Ensino Superior, então os profissionais formados lá serão reconhecido internacionalmente. Acesse o site e busque pela aba “estudantes internacionais” e veja todos os detalhes e informações para concorrer à vaga.

2. Instituto Politécnico de Coimbra

O  Instituto Politécnico de Coimbra também aceita candidatos brasileiro através da nota do Enem. Confira as informações no site!

3. Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é uma ótima opção para quem gostaria de estudar em Portugal. UAL tem diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado.

4. Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro tem diversos cursos de qualidade insuperável, além disso, é uma das maiores oportunidade para candidatos brasileiros de se candidatar através do Enem, e participar do processo seletivo. Para mais informações acesse o site.

5. Instituto Politécnico do Beja

O  Instituto Politécnico do Beja é excelente no ensino e através das novas tendências reconhece o estudante internacional através da nota do Enem. Além de disponibilizar cursos importantes tem uma infraestrutura com laboratórios equipados, para maior incentivo de nossos alunos brasileiros. Um ambiente multicultural, que valoriza o estudante de diversas nacionalidades.

6. Instituto Politécnico do da Guarda

A Instituto Politécnico da Guarda oferece cursos Técnicos Superiores e Profissional (TeSP) de qualidade. O TeSP, não é um curso acadêmico, sendo assim confere um “Diploma de Técnico Superior Profissional” para jovens menores de  23 anos.

Para ter acesso ao TeSP os candidatos devem ter curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente; além desse quem pode concorrer as vagas são os titulares de um diploma de especialização tecnológica, diploma de técnico superior profissional e grau de ensino superior.

7. Politécnico de Leiria

A instituição Politécnico de Leiria oferece a experiência internacional, acesse o site para a candidatura de graduação e mestrado. Para tirar as dúvidas fale no e-mail: [email protected].

8. Politécnico do Porto

Politécnico do Porto distribuí em contexto internacional o acesso a diversos cursos, criando as melhores oportunidades para o estudante de outras nacionalidade.  

9. Universidade Algarve

A Universidade de Algarve também aderiu a nota do Enem para classificação e ingresso em seus cursos. No entanto, UAlg tem como exigência que o aluno faça no mínimo de 500 pontos na prova de redação e ao menos alcance os 475 pontos em cada uma avaliações restantes.

Estudar em Portugal seja um estudante internacional

Esta é a categoria do primeiro ciclo que inclui os cursos de Direito, Matemática, História, Filosofia, Biologia Economia e Artes.

Portugal é o queridinho dos brasileiros, pois, além de ter um sistema de ensino reconhecido no mundo inteiro, você pode contar com a facilidade da língua e os benefícios que o governo oferece disponibilizando bolsas de estudos para alunos de outras nacionalidades.

O objetivo dessas bolsas é estimular esses alunos a desempenhar a pesquisas no país. É importante planejar, então se informe sobre o visto para estudar em Portugal, entre outros pré-requisitos.

Entender o sistema de ensino e aprender como funciona, sobretudo, são passos cruciais para conseguir a um bom engajamento para sua partida.

Através disso poderá utilizar a nota do Enem para se candidatar a uma vaga na Universidade. Acesse o site para conferir os cursos, e se informar melhor do processo seletivo de cada instituição. Para fazer a inscrição é bastante simples todas aceitam a nota do Enem.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.