quinta-feira, maio 30, 2024

Teatros em São Paulo para Visitar com a Família!

Os teatros em São Paulo são excelentes lugares para fazer um passeio cultural com a família, amigos, ou até mesmo sozinho. Além disso, a vida cultural dentro da capital paulista faz parte do cotidiano dos paulistanos e de todos que passam por lá. Isso porque, teatros, cinemas, museus, casas de espetáculos e  centros culturais podem ser encontrados em qualquer canto da cidade, além disso, são rotineiramente visitados.

Essa forma leve e cotidiana na qual a vida cultural é exposta na cidade, acaba despertando nos turistas que passam por ali a vontade de fazer parte desse universo tão amplo. Dessa forma, os teatros em São Paulo, museus e cinemas, são grandes oportunidades de viver momentos inesquecíveis e proporcionar a sua família e amigos ensinamentos culturais que levarão para vida toda. Afinal, esse é o poder da cultura, te teletransportar para um universo mágico e ao mesmo tempo te ensinar sobre a grandeza da cultura.

A capital paulista é riquíssima em oferecer opções para quem deseja fazer passeios culturais. Isso porque são mais de 180 teatros em São Paulo, 110 museus, 280 salas de cinema e 100 centros culturais. Além disso, a melhor parte é saber que as temáticas costumam ser as mais variadas e os valores bem acessíveis, o que acaba oferecendo essas oportunidades para muitas pessoas que desejam fazer passeios culturais. Diversos museus espalhados pela cidade têm a entrada gratuita ou custo de menos de R$10 reais. Sendo assim, se você deseja saber um pouco mais sobre teatros em São paulo e espaços culturais, acompanhe a leitura do artigo até o fim. Aproveite!

6 Teatros em São Paulo para conhecer

teatros em são paulo
O teatro é o local perfeito para quem gosta de cultura (imagem: Canva)

Em primeiro lugar, como falamos acima, os teatros em São Paulo são muitos. Isso porque a cidade como muitos já sabem é conhecida por respirar cultura, dessa forma, ela abriga nada menos do que um terço das salas de cinema do Brasil. Além de dezenas de casas de shows, e claro, muitos teatros espalhados por todos os cantos da cidade. São bem mais do que 100 teatros, com uma programação bastante diversificada e intensa.  Dessa forma, para que você possa conhecer um pouco melhor os teatros em São Paulo, separamos uma lista com algumas opções especiais para você, confira.

1- Higienópolis – Do clássico ao contemporâneo

Primeiramente, com as suas avenidas bem largas, arborizadas e repletas de casarões antigos e charmosos, Higienópolis é considerado um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Além de ser um dos principais da cidade para quem está em busca de um lugar com mais qualidade de vida. No bairro se encontra localizado o Teatro Folha, eleito pelo público da revista Veja São Paulo como o melhor da cidade durante o ano de 2016.

Localizado dentro do Shopping Pátio Higienópolis, na Avenida Higienópolis, a programação do Teatro Folha inclui espetáculos de dança para o público infantil, juvenil e adulto, além de peças de teatro. Sendo assim, localizado próximo à Rua da Consolação, que conta com o metrô Higienópolis – Mackenzie. O Teatro Folha é de simples acesso para quem faz o uso de transporte e para as pessoas que vão de carro. 

Além disso, o bairro ainda conta com o Teatro FAAP, que se encontra localizado na Rua Alagoas, bem próximo do Museu do Futebol e da Avenida Pacaembu, ele é uma opção mais simples e acessível para quem usa o carro. Diversos importantes espetáculos brasileiros direcionados para o público adulto ganham vida em espetáculos no teatro, que ainda possui o Núcleo das Artes Cênicas na FAAP. Instituição responsável por oferecer cursos de teatro para iniciantes, jovens e executivos. Para aquelas pessoas que gostam de praticar atividade física ou estar em constante contato com a natureza. o Parque Buenos Aires localizado na Vila Angélica, sem dúvidas, é o local ideal para isso. 

2- Teatro Alfa, Shows e Musicais

É em Santo Amaro que fica localizado o Teatro Alfa, considerado um dos principais teatros em São Paulo. O espaço abriga uma série de espetáculos destinados a públicos diferentes, entre eles é possível encontrar musicais, óperas e orquestras, além de peças de teatros tradicionais e apresentações de dança. O teatro se encontra localizado na rua Bento Branco de Andrade Filho. Além disso, se encontra próximo à linha de trem Santo Amaro, e ao metrô Adolfo Pinheiro, linha lilás.

Santo Amaro é considerado o segundo pólo industrial da cidade, além disso, concentra um grande número de empresas. O que acaba tornando a região mais atrativa para quem está procurando um lugar para morar perto do trabalho. Além disso, Santo Amaro é considerado um dos melhores bairros de São Paulo para viver, ficando atrás apenas da Vila Mariana e Pinheiros no Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH). 

A região também é palco do famoso Citibank Hall, antigamente Credicard Hall, localizado na marginal Pinheiros, e uma das principais casas de shows de São Paulo. Assim como do Tom Brasil, local que abriga grandes espetáculos de teatros, circo e música. Ou seja, o local ideal para toda a família. Entretanto, se você sair do teatro e desejar curtir ainda mais Santo Amaro, você pode aproveitar dos bons bares e restaurantes. Assim, na rua Alexandre Dumas, você pode desfrutar de uma excelente comida espanhola no Maripili e no Carmen a Loca.

3- República, espetáculos da Broadway – Teatros em São Paulo

Morar na república é estar perto de praticamente tudo! Dessa forma, localizada na avenida Brigadeiro Luís Antônio, se encontra localizado o Teatro Renault, antigo Teatro Abril. Sendo assim, o Teatro Renault foi ignorado no ano de 1929 como o pioneiro  cinema sonoro da América Latina. Dessa forma, hoje é considerado um dos melhores teatros em São Paulo, além disso, o teatro ainda é bastante conhecido por importar e replicar grandes espetáculos musicais famosos da Broadway e West And.

Além disso, a república também abriga o Teatro Itália, que se  encontra localizado na Avenida Ipiranga. E que está na lista das quatro salas de espetáculo mais importantes de São Paulo, segundo informações da Folha de São Paulo. O local  é conhecido por ter uma programação variada de peças de teatro, além de comédias Stand-up, espetáculos musicais e outros. O bairro é de fácil acesso para quem deseja ou precisa ir de metrô, isso porque conta com a estação  República, linhas vermelha e amarela. 

A região conta com alguns prédios históricos, como por exemplo, o edifício COPAN e o próprio edifício Itália. Onde se encontra localizado o Teatro Itália, além de outros pontos turísticos famosos, como por exemplo, o Viaduto do Chá. Por ali você consegue apreciar uma deliciosa comida peruana no restaurante Rinconcito Peruano, que está localizado na avenida Vieira de Carvalho. Ou então, se preferir tomar um chopp gelado no próprio Bar Brahma, na avenida São João. Para ter acesso a programação oficial do Teatro Itália, acesse o site oficial (https://teatroitaliaoficial.com.br/programacao)

4- Consolação – Teatros em São Paulo

Esse é o bairro do descolado Espaço Parlapatões, ele integra o agitado movimento cultural da Praça Roosevelt, que costuma receber oficinas culturais, além de peças de teatro voltadas para todos os públicos. Dessa forma, na lista dos teatros da Consolação, também é possível encontrar o Teatro Shopping Frei Caneca. Localizado na rua do mesmo nome, considerado um dos principais palcos do Brasil e que conta com uma programação bem variada. Desde peças de teatro, stand-up e espetáculos de música ou dança.

Morar na Consolação é viver pertinho da Avenida Paulista, um dos lugares mais badalados da capital paulista. Além de ter uma grande rede de  transporte público, além disso, a região abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade. Como por exemplo, o Athenas Restaurante, especializado na culinária grega, localizado na rua Augusta. Já o restaurante Mestiço, no qual sua especialidade é a comida tailandesa, está localizado na rua Fernando de Albuquerque.

Por fim, o bairro é marcado por ter uma vida noturna bem intensa, além disso, os principais pontos de diversão se encontram na rua Augusta. Como por exemplo, o Tatu Bola Bar e o Augusta 472 Rock Bar.

5- Centro de São Paulo

Claro que não seria possível montar uma lista com os principais teatros em São Paulo, sem citar o grande e famoso Teatro Municipal de São Paulo. Inaugurado no ano de 1911, na praça Ramos de Azevedo, a casa de espetáculos é considerada uma joia da arquitetura paulistana. Além disso, foi no saguão do teatro que aconteceu a famosa Semana da Arte Moderna, no ano de 1922. 

Atualmente, o Teatro Municipal de São Paulo conta com a Orquestra Sinfônica Experimental de Repertório, Coral Lírico, Coral Paulistano, Balé da Cidade de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo. Além das talentosas Escolas de Dança e Música de São Paulo, e o Museu do Teatro, que possui um acervo responsável por contar toda a história e trajetória do Teatro Municipal.

Para os amantes da cultura, a região é o destino correto. Além do famoso teatro, o local habita centros históricos como por exemplo, o Edifício Martinelli. Que possui um lindo mirante, o CCBB, e o Edifício Altino Arantes (também conhecido como Banespa). Considerado o terceiro prédio mais alto de São Paulo, e que possui um museu próprio que conta toda sua história. Além disso, o metrô é a opção perfeita para quem deseja chegar ao centro, isso porque a região conta com as seguintes estações: República,  linhas amarela e vermelha, Praça da Sé, Linha Azul e São Bento.

6- Vila Buarque – Teatros em São Paulo

A Vila Buarque é responsável por abrigar dois importantes teatros em São Paulo: O Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e o Teatro Aliança Francesa. Dessa forma, o TUSP se encontra localizado na Rua Maria Antônia, além disso, ele foi criado com o intuito de difundir as artes cênicas e oferecer ao público apresentações de peças teatrais, oficinas, encontros e palestras, além de ajudar  no desenvolvimento de grupos de teatro infantil. Além disso, o Teatro Aliança Francesa, se encontra localizado no mesmo prédio da escola de idiomas Aliança Francesa, na rua General Jardim.

Existe uma programação nacional diversificada e internacional, além de contar com  sessões de cinema exclusivas, palestras, concertos e musicais. O bairro é cortado pelo antigo e elevado Costa e Silva, famoso Minhocão e próximo de algumas estações de metrô, como por exemplo: Santa Cecília, Linha Amarela, República e etc. Além disso, a Vila Buarque conta com o SESC Consolação na Rua Dr Vila Nova, um importante centro cultural localizado em São Paulo. E que abriga o teatro Anchieta, com excelentes peças teatrais nacionais, além de um preço acessível.

Além de importantes bibliotecas também fazem parte dessa região, assim como a Monteiro Lobato, que está localizada na Praça Rotary, e a Mário de Andrade. É importante citar a Praça Rotary, na General Jardim, essa também é uma excelente opção para quem gosta de fazer passeios ao ar livre. Além disso, para quem deseja fazer artes cênicas, ter uma formação acadêmica no currículo é fundamental.

Conclusão sobre teatros em São Paulo

Existem diversos teatros em São Paulo, além de outros lugares que fortalecem a cultura da cidade. Afinal, a enorme capital paulista é terra de pura cultura, desde teatros e salas de cinema, festivais de dança, música e musicais. A cidade é conhecida por ser cheia de pontos turísticos que levam ao povo paulista e a todos os turistas que passam por lá, muita cultura e talentos.

Sendo assim, desde teatros maiores como o grandioso Teatro Municipal de São Paulo, até opções menores como  o Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) a cultura está espalhada por todo canto. Desde apresentações mais elaboradas, até apresentações menores ou voltadas para um público específico, como as óperas, por  exemplo, que tendem a acontecer em teatros. Independente do tema, seja ele Lago dos Cisnes ou uma história autoral, a verdade é que o teatro é o local perfeito para os atores mostrarem seus talentos, e os telespectadores terem a sorte de prestigiar um momento tão único como esse.

Afinal, o teatro é a mais pura forma de levar cultura para as pessoas, vida e magia. Além disso, um ponto positivo dos teatros de São Paulo, além dos museus e cinemas, é que a entrada para esses locais costuma ser bem acessível, isso quando não são totalmente gratuitas. Ou seja, se você mora ou irá passar por São Paulo, não deixe de colocar uma das nossas opções no seu roteiro de passeios. Afinal, teatro é um passeio para toda a família, desde criança até adulto, a cultura precisa ser valorizada e apreciada.

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.