domingo, julho 14, 2024

E-commerce que mais vende no Brasil: Tudo sobre a principal loja virtual do país!

O e-commerce que mais vende no Brasil tem um papel muito importante na economia do país. Dessa maneira, é natural que existam muitos concorrentes, pois a demanda é muito alta. Além disso, existem diversas vantagens que fazem com que as pessoas busquem comprar online cada vez mais. 

Dessa forma, o e-commerce que mais vende no Brasil apresenta diferenciais com relação a seus concorrentes. O ramo das vendas online possui diversas opções, com cada e-commerce oferecendo suas próprias vantagens e desvantagens. Para mais, um bom e-commerce é confiável e seguro, além de contar com bons preços. O prazo para entrega dos produtos também é um fator importantíssimo. 

Sendo assim, você conhecerá o e-commerce que mais vende no Brasil e seus concorrentes. Um bom e-commerce deve contar com certas características e se destacar no mercado. Portanto, apenas dessa maneira poderá ganhar a confiança de seus clientes. Neste caso, os melhores e-commerces do Brasil já estão presentes na rotina de milhões de brasileiros. 

O que é e-commerce que mais vende no Brasil?

e-commerce que mais vende no brasil
Os e-commerces estão crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo (Fonte: Canva)

Em primeiro lugar é preciso destacar que os e-commerces se tornaram parte do dia a dia do brasileiro. Desse modo, é natural que existam diversas alternativas de lojas virtuais no mercado. Em muitos casos, lojas físicas migraram para a internet para oferecer seus produtos onde os consumidores estão. Além disso, os e-commerces oferecem grandes vantagens para as pessoas que compram através de suas plataformas online. 

Portanto, a transformação digital impacta diversos aspectos do mundo. Dessa maneira, fazer compras através de lojas online se tornou o padrão para muitas pessoas. A pandemia de COVID19 mudou diversos comportamentos e acelerou o crescimento dos e-commerces. Pesquisas apontam que cerca de 65% das pessoas na América Latina compram mais online depois da pandemia. 

Sendo assim, os hábitos de consumo mudaram. neste cenário, as lojas físicas precisaram se adaptar e as virtuais se aperfeiçoaram. Dessa forma, as muitas opções de e-commerces no mercado oferecem vantagens que os consumidores não encontram em lojas físicas. A praticidade de comprar sem sair de casa, por exemplo, é o suficiente para que muitas pessoas adotem este hábito. 

Dito isso, a tendência é que cada vez fique maior o número de consumidores que utilizam e-commerces. Sendo assim, no Brasil existe um grande debate sobre como essa prática afeta a economia local. Entretanto, é importante dizermos que a variedade de itens que as pessoas podem comprar através da internet é gigantesca. Desse modo, plataformas que englobam muitas categorias de produto se destacam. Esse é o caso do e-commerce que mais vende no Brasil, o Mercado Livre. 

O Mercado Livre 

Portanto, o e-commerce que mais vende no Brasil é o Mercado Livre. Dessa maneira, o Mercado Livre é uma empresa Argentina que possui sua sede na Argentina e tem se expandido pelo mundo. No Brasil, o Mercado Livre é uma das principais opções de e-commerce. A principal proposta da empresa é oferecer soluções eletrônicas para que as pessoas possam vender, comprar, pagar e anunciar produtos através da internet.  Aproveite a loja virtual em (www.mercadolivre.com.br). 

Desse modo, o share do Mercado Livre atualmente está em 14,4%. A empresa argentina oferece diversas vantagens e facilidades para seus clientes. Sendo assim, ao utilizar o Mercado Livre você é capaz de aproveitar frete grátis, parcelamento e muito mais. Além disso, o Mercado Livre também disponibiliza um serviço de assinatura que libera outras vantagens, como o acesso ao serviço de streaming Disney+.

Entretanto, é preciso destacar que o marketplace é o principal atrativo do Mercado Livre. Nele, as empresas e pessoas podem vender seus produtos com segurança e confiabilidade. Para mais, o site ainda conta com espaço para análises dos clientes. Nas compras online é essencial que exista um espaço para os consumidores compartilharem suas opiniões sobre o produto que compraram.

Por fim, o Mercado Livre tem uma presença muito forte em toda a América Latinda, sendo o e-commerce líder de visitantes na região. Dessa forma, as operações da empresa argentina cobrem cerca de 18 países e são mais de 30 mil colaboradores no total. Sua grande presença nos países da América Latina contribuiu para que a revista Time listasse o Mercado Livre como uma das empresas mais influentes do mundo em 2023. 

Principais e-commerces no Brasil

Além do e-commerce que mais vende no Brasil, o Mercado Livre, outros 9 dos mais populares representam cerca de 51% do share de lojas virtuais no Brasil. Portanto, dez empresas representam mais da metade das escolhas dos consumidores brasileiros ao fazer compras em e-commerce. Neste caso, é importante conhecer essas outras empresas e sua importância. 

Dessa maneira, o segundo e-commerce mais popular no Brasil é a Shopee, com 8% de share. Essa é uma empresa chinesa, que se destaca por seus produtos importados e com preço baixo. Além disso, a plataforma possui um excelente marketplace onde os usuários podem comprar e vender seus produtos. Com 7,8% de share, a Amazon é uma multinacional que dispensa apresentações. Sua assinatura, Amazon Prime, oferece frete grátis em diversos produtos. A assinatura também traz outras vantagens, como os serviços de streaming Prime Vídeo e Amazon Music, por exemplo. Não deixe de conhecer todas as vantagens do Prime (www.primevideo.com/).

Por sua vez, a OLX é famosa pela compra e venda de produtos usados entre os usuários. Desse modo, seu share é de 4,7% e é possível encontrar diversos produtos que já saíram de fabricação através da plataforma. Dito isso, a Magalu (Magazine Luiza) possui uma plataforma virtual que está entre as melhores do país. O share do site do Magazine Luiza é de 4,6%, repetindo o sucesso do estabelecimento físico. 

Plataformas chineses e específicas

Além de grandes sites onde várias categorias de produtos estão presentes, existem as plataformas que possuem uma especialidade. Contudo, antes de falarmos delas é preciso destacar a Shein e Ali Express. Ambos os e-commerces são chineses e funcionam de maneira semelhante à Shopee. O share das plataformas é de 3,0 e 2,9%, respectivamente. Assim como no e-commerce que mais vende no Brasil, é possível encontrar diferentes produtos na Shein e Ali Express. 

Sendo assim, o iFood está entre os principais e-commerces do país e se destaca por fazer parte do setor alimentício. Neste caso, você tem uma plataforma para encomendar refeições. O share da empresa é de 2,5%, o oitavo maior do Brasil. A compra, venda e entrega de comida através do iFood tem se mostrado muito importante para a economia local de diversas cidades. 

Já a Casas Bahia dispensa apresentações. Essa é uma das principais redes de lojas do Brasil. Portanto, você pode encontrar uma grande variedade de móveis e eletrodomésticos na plataforma virtual. Além disso, é possível comprar os produtos através do site e retirar pessoalmente em uma das lojas físicas. Desse modo, essa é uma grande vantagem que o site dessa empresa traz. Quanto ao share da loja online, este é de 1,9%. 

Dessa forma, quem fecha o top 10 dos e-commerces mais populares do Brasil é a loja online da Samsung. Através do site ou aplicativo é possível comprar os produtos da marca. Sendo assim,a empresa oferece uma grande variedade de produtos eletrônicos de qualidade. Os principais destaques são os celulares e os modelos mais recentes de Smart TV. O share do e-commerce da Samsung é o mesmo da Casas Bahia, 1,9%.

Funcionamento – E-commerce que mais vende no Brasil

A transformação digital é inevitável. Desse modo, o e-commerce que mais vende no Brasil é fruto de uma série de mudanças que acontecem há muitos anos. O século XXI trouxe grandes transformações no hábito de consumo e comportamento das pessoas e atualmente é muito comum fazer compras através da internet.

Além disso, são muitas as empresas que atuam na internet, vendendo produtos ou oferecendo serviços. Abrir uma empresa virtual possui suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, se por um lado você pode alcançar um público muito maior, por outro é mais difícil fidelizar este público, pois a concorrência é muito maior. Para mais, uma empresa virtual precisa dos mesmos cuidados que uma empresa física. 

Portanto, para que seu e-commerce possa alcançar o sucesso, é essencial contar com um bom plano de negócios e um planejamento realista, com metas e objetivos claros. Contar com bons fornecedores também fará toda a diferença. Todavia, um ponto que é muito importante nos e-commerces é a entrega. Neste caso, você precisa ofertar opções de entrega que sejam velozes, além de oferecer suporte para seu cliente acompanhar a jornada do produto. Ademais, não deixe de conferir tudo sobre o que é gerenciamento de risco.

Para mais, se você pretende abrir sua própria loja virtual, considere qual será a plataforma. Você pode optar por um marketplace, como aqueles oferecidos pela Shopee, por exemplo. Ou, se preferir, pode usar as redes sociais. É muito importante saber onde seu público está e investir em maneiras de seus produtos chegarem até o mesmo. Sendo assim, abrir uma loja virtual não é uma tarefa fácil, mas você pode conseguir um grande sucesso com um bom planejamento e execução. 

Tendências – E-commerce que mais vende no Brasil

Existem tendências que uma loja online precisa levar em consideração se esta deseja se tornar o e-commerce que mais vende no Brasil. Dessa maneira, pesquisas apontam que existem três razões principais pelas quais os consumidores optam por fazer suas compras através da internet: a praticidade, o preço e as promoções. Neste caso, é indispensável que os e-commerces se atentem a estes fatores. 

Sendo assim, muitas pessoas destacam que os preços ao comprar online são mais acessíveis. Isso acontece pois existem diversas promoções que as plataformas fazem. Além disso, no caso de algumas lojas virtuais, os fabricantes vendem diretamente para o consumidor, pulando assim uma etapa. Existem projetos de lei que buscam taxar certas compras, mais especificamente as que vêm da China, o que pode acabar ferindo alguma dos principais e-commerces em atividade no Brasil. 

Por sua vez, a pesquisa também aponta outros pontos dignos de nota. Desse modo, cerca de 60% dos entrevistados dizem que aumentaram a frequência de compras online no último ano. Para mais, 54% ainda indica que a tendência é que as compras aumentem nos próximos 12 meses. Além disso, recentemente os itens que os consumidores mais buscam na internet são artigos de higiene, calçados e, principalmente, roupas. 

Quanto aos produtos que os consumidores não pretendem comprar online estão: óculos, colchões e artigos para pets. Já quanto às pesquisas sobre os produtos antes da compra, os consumidores costumam buscar por vídeos de opiniões no YouTube, TikTok e Facebook. Dessa forma, é importante contar com uma boa presença online para que seu e-commerce se torne um sucesso. 

Conclusão sobre e-commerce que mais vende no Brasil

Por fim, o e-commerce que mais vende no Brasil é o Mercado Livre. A empresa argentina possui o maior share do país, quase 15%. Além disso, junto com os outros 9 membros do top 10, representa cerca de 51% do share de todas as lojas online do Brasil. Esse é um número bastante alto e que indica uma preferência dos consumidores por determinadas plataformas. 

Dessa maneira, a Shopee é o segundo e-commerce que possui o maior share do Brasil. A plataforma chinesa se destaca por oferecer um bom marketplace e, principalmente, preços atrativos. Muitos de seus produtos são chineses. A popularidade das plataformas chinesas, como Shopee, Shein e Ali Express cresce cada dia mais no Brasil. Por sua vez, a Amazon é o terceiro maior e-commerce em share no Brasil. 

A Amazon é uma multinacional que se destaca por seu serviço de assinatura. Através deste, é possível contar com frete grátis, além de desfrutar de serviços de streaming. Vale destacar que o Mercado Livre também possui vantagens parecidas. No top 10 de maiores e-commerces do Brasil você também encontra opções como o iFood, que tem como especialidade a venda de refeições. 

Sendo assim, o e-commerce que mais vende no Brasil tem um grande impacto na vida dos brasileiros. Dessa forma, é preciso que as lojas virtuais acompanhem as tendências do mercado. Dessa maneira, é importante estar atento às pesquisas, oferecer bons preços, promoções e praticidade. Para mais, não se esqueça que, assim como uma loja física, os e-commerces precisam de planejamentos, bons fornecedores e todos os outros aspectos que contribuem para o sucesso de um negócio.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.