domingo, julho 14, 2024

Como investir na Bolsa de Valores: 10 passos para começar do zero

O momento é propício para investir na Bolsa de Valores, visto que houve um aumento no interesse dos brasileiros nesse setor. Então, conheça melhor o mercado de ações com nossas dicas.

O mercado de ações se encontra em um momento ótimo. Ainda mais para as pessoas com vontade de investir e obter lucros. Mesmo que seja um ambiente desconhecido de muitas pessoas, vale a pena estudar e aprender como investir corretamente. Então, separamos 10 passos para começar do zero e obter lucros de maneira simples.

O que é preciso para investir na Bolsa?

Atualmente, os brasileiros estão vivenciando uma economia instável. Mesmo assim, muitos estão vendo o mercado de ações com outros olhos. Uma vez que houve o aumento no índice de pessoas descobrindo que investir na bolsa de valores é uma tarefa simples e descomplicada.

Sobretudo, o mercado obteve ativos batendo marcas promissoras para os próximos anos, sendo que pela primeira vez, obteve resultado de 100 mil pontos.

Para participar do mercado de ações na bolsa de valores é preciso, em primeiro lugar, ter o desejo de investir, ou seja, ter vontade de aprender. O bom investidor estuda todas as possibilidades antes de fazer qualquer negócio.

Certamente, muitas pessoas acreditam que investir na bolsa de valores é algo caro, coisa de gente rica. Mas, não é bem assim, começar do zero pode ser mais fácil do que imagina.

O que ocorre realmente, é falta de informações adequadas. No entanto, a maioria não estuda o mercado, e com isso não tem base para acessar os melhores negócios.

Estas pessoas acreditam que somente com muita grana podem investir, bem como lucrar com as ações. Ganhar dinheiro na bolsa de valores é possível, até porque, algumas das ações estão à venda por menos que 2 reais.

Para investir no mercado de ações, sendo principiante, aconselhamos não começar sozinho. Talvez encontrar uma corretora ou participar de um fundo de investimento, pode ser interessante.

Descobrindo a Bolsa de Valores

A bolsa de valores é o lugar em que tudo acontece no mercado de ações. Um ambiente cuja função é a negociação de papéis imobiliários. Além disso, proporciona a garantia de segurança ao investidor

A bolsa de valores tem como principal função receber dinheiro quando os papéis são negociados pelos investidores. E, é claro, exercer sua principal função, a guarda das ações.

No Brasil, mais precisamente em São Paulo a Bolsa de Valores é conhecida como BM&F Bovespa. Sobretudo, o local onde os brasileiros negociam suas ações, seja comprando ou venda.

Aprender o que é IPO e seu significa Initial Public OfferingOferta Pública Inicial.

Entretanto, é preciso entender e pensar em estratégias para facilitar a vida do investidor. O IPO acontece quando uma empresa está ofertando suas ações pela primeira vez no marcado de ações. Contudo, quando isso acontece gera-se o mercado primário e as duas situações seguintes:

  • Mercado Primário: Quando o investidor está comprando ações diretamente das empresas. E com isso, as ações são compradas pelo investidor e recebidas pela própria empresa. Conhecido também de emissão primária, quando ocorre de uma empresa emitir pela primeira vez ações que serão negociadas através da Bolsa de Valores  
  • Mercado Secundário: São ações negociadas entre os investidores, visto que é você quem negocia a compra direto de outro investidor.

Home Broker é o escritório móvel de muitos acionistas da Bolsa de valores.
Home Broker a inovação do mercado de ações da atualidade. Foto: Divulgação.

Aprenda o que é um Home Broker

Basicamente, quando você inicia seus negócios no mercado de ações, precisa entender alguns princípios iniciais. Um deles é, o que é um Home Broker?

Pois bem, é através dele que você irá trabalhar e obter informações como a transações na Bolsa de Valores. Para quem não sabe, ou nunca ouvir sobre, Home Broker são plataformas oferecidas pelas corretoras para as negociações.

Esse sistema consegue conectar os investidores ao mercado de ações. Home Broker é uma espécie de pregão eletrônico. No entanto, essa plataforma serve para facilitar ainda mais as negociações entre o investidor e a Bolsa de Valores.

Um instrumento para day trade via internet que viabiliza e permite que o usuário dê ordens para a compra e venda dos papéis. Uma maneira de facilitar para investidores e também para as corretoras de título mobiliários credenciadas.

Lista das principais corretoras credenciadas no Brasil

Investir na Bolsa de Valores e tomar a decisão certa

Embora, tudo que vimos até agora seja simples, é importante ter sabedoria em suas decisões, principalmente na hora de investir. Um bom desempenho depende muito da equipe de analistas.

Procure uma equipe bem-conceituada no mercado, como por exemplo, a empresa Toro Investimentos . Ela é uma das melhores plataformas no Brasil atualmente, com desempenho grandioso de 21,70% entre 2018, 2019. Vamos agora aprender os primeiros 10 passos para se tornar um investidor inteligente!

10 passos para investir e começar do zero

Processo de trabalho da Bolsa de valores. Foto: Divulgação.

1. Escolha da corretora

O primeiro passo é abrir uma conta na corretora. Lembrando que terá que investir e pagar a taxa de corretagem. Este é um valor cobrado pelas corretoras cada vez que acontecer compra e venda de ações na Bolsa. A partir disso, o investidor primário deve aprender como funciona o Home Broker e iniciar seus negócios.

É preciso pesquisar bastante para encontrar uma corretora adequada a seu perfil de investidor. Aconselhamos que faça essa busca através da internet nos sites que indicamos acima.

2. Faça o cadastro e teste a corretora

Logo após encontrar uma corretora que se simpatizou, questione todas as possibilidades de investimento que terá, ao trabalhar com ela. Além disso, não deixe de testar a plataforma antes de começar seu investimento!

O investidor precisa fazer o cadastro em uma corretora de valores, abrir sua conta para que inicie o processo de compra de ações.

3. Ative o Home Broker

Ative seu Home Broker, teste a plataforma e aprenda a trabalhar com ele. Antes de iniciar as negociações reais, é necessário fazer testes para compreender como a plataforma funciona.

Lembre-se que terá total assistência da corretora em todos os âmbitos da negociação. Através do Home Broker tudo se torna ainda mais simples. Com total apoio da corretora e através do Home Broker você já começa a comprar e vendar os papéis de ações da Bolsa.

4. Aprenda a linguagem do marcado de ações e da Bolsa de Valores

Um passo importante é questionar todas as informações desse mercado. Sendo assim, aprenda a linguagem do mercado de ações. Estude tudo que precisar, leia artigos, livros e tudo a respeito.

5. Aprenda a ganhar dinheiro

O investidor consciente deve analisar o melhor jeito de investir, uma vez que existem vários. A compra e venda de ações deve ser baseado em índices, portanto, faça isso com segurança.

  • Clubes de Investimento – Este é para investidores que não querem se arriscar sozinhos. Então, se juntam a um grupo de investidores para investirem juntos. Através do Clube de Investimentos soma-se os recursos de todos os participa. É possível investir com um capital maior. Além disso, é dividido os ganhos e perdas proporcionalmente para cada um investiu.
  • Fundos de Investimento – O Fundo de Investimentos é um fundo de ações administrado por uma corretora ou um banco. O investidor que quer investir no Fundo de Investimento, precisa comprar cotas. Sendo assim, terá sua rentabilidade proporcional ao número de cotas que possui.
  • Compra direta de ações – A compra se faz diretamente na Bolsa de Valores, via internet. Entretanto, esse modo é o mais rentável no mundo das finanças. É necessário ter uma conta na corretora e comprar as ações pelo Home Broker. A compra direta é uma carteira de investimento individual.

Dica: Você que tem como intuito investir, embora seja primário nesse ambiente, aconselhamos que compre suas ações sem um intermédio, mesmo em fundos, bem como o clube de investimento. Portanto o melhor a fazer é investir diretamente na Bolsa de Valores. Então, monte suas estratégias de investimento e aprenda sobre o mercado, assim conseguirá ganhar dinheiro facilmente.

oedital.

6. Investindo através do Home Broker no marcado

Como já citamos a cima, é preciso de uma corretora e que instale o sistema Home Broker para que comece a trabalhar. Além disso, a eficiência desse sistema depende de como será sua estratégia. O sistema agiliza as informações passando para você cada número. Sendo assim, aprenda com a ferramenta e utilize seus recursos de maneira a ter avanços ao longo de seus negócios.

7. Mentalidade de Investidor

Agora que você já tem algumas informações essenciais para investir na Bolsa de Valores,tenha uma mente investidora. Chegou a hora de se tornar um investidor de verdade.

Mas, como funciona a mente de investidor?

Em primeiro lugar, desconstrua alguns mitos sobre o mercado financeiro. Geralmente, são mitos lançados por grandes bancos, mas como já dissemos, tudo é possível.

8. Defina suas metas para o mercado de ações

O momento para definir suas metas e não extrapolar, visto que é marinheiro de primeira viagem. Então, analise bem todos os conceitos para alcançar seus objetivos.

De acordo com o livro “Pai rico pai pobre” de Robert Kysoki: A liberdade financeira tem mais a ver com o produzir de fontes inesgotáveis de renda a ponto de trabalhar e viver como quiser. Então, associe isso a sua mente.

Leia também: Melhores Livros para investir bem seu dinheiro e lucrar

9. Objetivo principal na Bolsa de Valores

Ao começar a investir, não basta aplicar suas teorias, deve trabalhar bastante. Tenha como objetivo principal, como por exemplo, guardar seu primeiro 50 mil, ou comprar um carro entre outras coisas. Transforme sua renda e tenha liberdade financeira. Então, perca o medo e conclua suas metas.

10. Os três pilares da Bolsa de Valores

Os três principais pilares em suas ações financeiras são: Mente aberta, objetivos e metas definidas e a responsabilidade de tratar seus investimentos como um investidor profissional.

A partir disso, é só começar. Você entendeu o básico e precisa aplicar suas teorias, então, monte estratégias e corra atrás de seus ganhos.

Dica bônus:

Siga sua estratégia metodicamente

Para concluir os 10 passos, pode iniciar sua vida de investidor. Mas, lembre-se que todo o investimento tem um prazo para que tenha lucro. Tudo depende de quais estratégias irá usar. Sendo assim, não se apavore e tenha paciência.

Além disso, concentre-se em tudo que falamos e o que ainda irá aprender. Terá perdas, mas se conseguir ficar tranquilo, os ganhos virão com toda certeza. Há diversos casos de pessoas que perderam bastante, mas quando agiram certo ganharam o dobro.

Espero que tenham gostado de nosso artigo, faça perguntas ou sugestões, deixe um comentário.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.