quinta-feira, maio 30, 2024

Como trabalhar na Austrália sendo brasileiro imigrante

trabalhar na Austrália

Trabalhar na Austrália é o que muitos desejam, principalmente na Nova Zelândia, saiba como sendo brasileiro!

O sonho de muitos brasileiros é estudar e trabalhar fora do Brasil. Ter chance de uma nova etapa em sua vida com qualidade e bons salários. A Austrália é um país bastante promissor para os estrangeiros, as oportunidades de emprego estão em toda parte. Porém é necessário ter informações precisas para iniciar o planejamento e encontrar trabalho da maneira correta. Veja agora como trabalhar na Austrália sendo um Brasileiro!  

Quem pode trabalhar na Austrália?

A terra dos cangurus tem um potencial evidente para os trabalhadores estrangeiros. No entanto, são muitos os desafios que serão enfrentados em sua caminhada. Uma nova cultura, uma nova língua e  várias experiências valiosas.

Trabalhar na Austrália requer entendimento sobre a burocracia, sobre os processos na hora de arrumar os documentos e como encontrar a vaga de emprego. Primeiramente quem pode trabalhar na Austrália é o brasileiro com visto.

O imigrante brasileiro deve preparar os documentos necessários e seguir em busca da vaga de emprego nos sites, agências de recrutamento e redes sociais. Fique tranquilo, pois daremos todos os passos para que siga sua caminhada com assertividade.

Documentos para ingressar na Austrália

Trabalhar na Austrália requer passaporte atualizado e o visto de permanência no país, uma vez que existem algumas categorias, é preciso se informar antes de viajar. Para os trabalhadores, o visto de trabalho é o mais almejado, sobretudo requer mais informações.

Portanto, vamos falar dos mais importantes, iniciando nossa conversa com o visto de trabalho e de estudante. Lembrando que todos os anos a Austrália prepara uma lista de demanda de profissionais em falta na qual cita os profissionais mais procurados no país, fique de olho!

1. Visto de trabalho na Austrália

Work Visa

Este é o famoso visto de trabalho da Nova Zelândia, Austrália, no entanto, uma exceção para o imigrante brasileiro e as demais nacionalidades que buscam trabalhar no país.  Para aplicar esse visto o brasileiro precisa, primeiramente, ter uma oferta de trabalho na Nova Zelândia, Austrália e só assim aplicar o visto.

Geralmente as empresas neozelandesas disponibilizam através de um anuncio a vaga em um site ou agência. Antes de recrutar o imigrante é necessário que nenhum nativo se candidate. Sendo assim, passando alguns dias e nenhum neozelandês se interessar pela vaga ela será disponibilizada para o imigrante com qualificação para isso.

 Quais os passos para conseguir essa vaga?

➜ Currículo australiano

O primeiro passo é preparar um currículo à maneira australiana, com todas as características e exigências que o mercado de trabalho pede no país. O currículo é um dos detalhes mais importantes para conseguir a vaga de trabalho. Siga o modelo e faça de acordo com as indicações.

➜ Procurar as vagas

A busca da vaga pode ser feita por sites como:

➜ Entrevista de emprego

Geralmente, a entrevista ocorre à distância através do Skype em inglês.

➜ A empresa e candidato devem seguir os seguintes passos para a aplicação do visto:

  • Oferecer a vagas
  • Apresentar o contrato de trabalho
  • Fazer a descrição da vaga
  • Apresentar o anuncio da vaga
  • Preencher o Formulário INZ 1113
  • Fazer o exame médico
  • Registro criminal traduzido
  • Preencher relatório (Skill Match Report) caso a vaga não esteja na lista de profissões em falta.

No site da Careers New Zealand, você encontrará maiores informações sobre agências especializadas no recrutamento de imigrantes qualificados para trabalhar no país. Contudo, está é mais uma opção para sua busca por vaga.

Working Holiday Visa

O visto Working Holiday Visa é um visto que não está disponível para o brasileiro, mas é indicado para outras nacionalidades, como por exemplo, alguns países europeus. Decidimos incluí-lo em nosso artigo, pois existem brasileiros com nacionalidade portuguesa que consequentemente podem fazer uso deste visto.

A saber, para aqueles que querem viajar para Austrália e adquirir experiência profissional este pode ser o visto mais barato. A validade do visto Working Holiday Visa é de 12 mesese serve para pessoas com idade de 18 até 30 anos que querem exercer algum trabalho no país. Um visto é de custo baixo e simples aplicação.

 3. Visto de residência permanente

Este visto é indicado para as profissões qualificadas em falta na Austrália, para atender a demanda de profissionais no país. A saber, a área da saúde é o ponto crucial para profissionais que podem aplicar esse visto de trabalho, incluindo brasileiros.

Mas não pense que somente os imigrantes qualificados que têm a chance de imigrar para Austrália em busca de trabalho. Existem diversas vagas de emprego para o imigrante sem qualificação também que podem aplicar o visto.

Entretanto, para o trabalhador aplicar este visto e ir em busca da vaga de trabalho ele precisa saber inglês. Ao brasileiro sem e com qualificação aconselhamos que faça um curso de aprimoramento em inglês.

Verifique pelo site do governo…

Para saber qual o visto se encaixa melhor a você e sua qualificação acesse o site do governo australiano e preencha com seus dados e informações. Logo após isso explore todas as opções de visto no site. O visto de trabalho serve para curto e longo prazo, pessoas qualificadas, patrocinadas, negócios, investimento e férias.  

2. Visto de estudante

Este é para o imigrante que planeja fazer um intercambio e trabalhar na Austrália, portanto veja como funciona:

Primeiramente, os intercambistas precisam passar por um processo burocrático para que assim seja elegível sua estádia no país. De acordo com o governo australiano o visto segue como subclasse 500, ou seja, todo o estudante de cursos técnicos, de cursos de línguas e outros podem aplicá-lo.

A princípio você terá que aplicar o visto a partir do curso de intercambio que se inscreveu. Fazendo assim, a instituição de ensino envia o documento com o número e sua autorização para obtenção do visto.

visto de estudante é concedido com a duração mínima de 14 semanas. Por sua vez, a permissão para trabalhar do estudante na Austrália é concedida para até 40 horas quinzenais durante o período letivo, e período integral somente nas férias estudantis.

Que tipo de emprego existe para o brasileiro na Austrália?

Os intercambistas são os mais fervorosos em busca de vagas na Austrália, isso porque eles obtêm o visto de estudante, mas logo querem ter uma renda saudável para sobrevier. O começo é difícil, mas eles encontram as vagas em áreas de hotéis, restaurantes (food runner), labor, em eventos, pubs e cafés.

Por outro lado, há vagas em todos os; setores disponíveis para o estudante e o trabalhador de diversas nações. Mas, as consideradas mais fáceis de conseguir vagas são na área da limpeza, lavador de pratos em restaurantes, recepcionistas entre outras, chamadas de vagas de subemprego.

Cultura Australiana

Um dos feitios mais interessantes sobre a cultura da Austrália  é a consistência de respeito com o próximo, intimamente com os moradores locais, sejam imigrantes ou nativos. 

Aliás, quem já visitou a Austrália sabe o quanto o povo é acolhedor com imigrantes e turistas.  Se a sua intenção na Austrália é trabalhar as melhores cidades com oferta de trabalho são:  Adelaide, Bay Gold Coast, Brisbane, Byron, Camberra (capital do país), Melbourne, Perth e Sydney.

A Austrália é cercada pelo oceano, tendo assim mais de 8 milhões de quilômetros de mar e praias. No entanto, outra curiosidade da Austrália é ser considerada um dos países menos populosos no mundo. Em sua maioria as pessoas vivem na costa do país.

Um país pouco povoado e com a maioria da população vinda de outros lugares da Europa. Sobretudo, grande parte dela vinda da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Por ser um país da Oceania continente isolado, existem alguns animais exclusivos no país, como o canguru, o coala, o ornitorrinco, o diabo-da-tasmânia, a equidna e o cisne negro.

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.