terça-feira, junho 18, 2024

Trabalhar no México: principais vantagens, salário e vagas

Trabalhar no México

Já se imaginou arrumar emprego fora do Brasil? Trabalhar em países como México pode ser uma oportunidade de ouro. Listamos tudo que você precisa saber antes de imigrar e trabalhar no México as principais vantagens, o salário e as vagas de emprego.

Trabalhar no exterior é o sonho de inúmeros profissionais e muitos deles escolhem países da Europa. Isso por ter mais segurança, tranquilidade e o salário é pago em uma moeda forte. Mas, hoje mostraremos uma nova realidade, o México.

Localiza-se na América do Norte o país faz fronteira com os Estados Unidos, Guatemala e Belize. Além disso, o México é economicamente poderoso e se destaca entre todos os países de língua latina.

O primeiro passo para se trabalhar no México, como em qualquer outro país, é fazer um planejamento antecipado, encontrar a vaga de emprego e preparar a documentação.

Vamos lá!

Trabalhar no México o planejamento

Geralmente, as pessoas que desejam trabalhar fora do Brasil iniciam suas caminhadas bastante empolgadas, mas quando se pesquisa sobre não encontram informações necessárias e acabam desanimando.

Portanto, decidimos dedicar nossos artigos para ajudar essas pessoas com todas as informações de como fazer essa escalada tão decisiva em suas vidas.

A mudança de um país para outro requer planejamento, ou seja, obter todas as informações necessárias para conseguir alcançar seus objetivos.

Afinal, ninguém quer um visto negado, fazer uma entrevista mal feita e não conseguir a vaga, ou passar qualquer perrengue fora do Brasil.

O planejamento consiste em procurar a vaga de emprego, tirar o visto e encontrar um lugar bacana para morar.

Encontre uma vaga de emprego no México

Para encontrar um bom emprego é recomendado que fale o idioma local e também o inglês. Sendo assim, para trabalhar no México, é importante estudar espanhol.  Isso fará total diferença na hora da entrevista de emprego.

Estudar inglês também faz parte, pois muitas empresas são dos Estados Unidos e essa comunicação terá que ser feita em inglês, desde a entrevista até mesmo o trabalho em si.

Separamos alguns sites de agências que fazem a conexão de profissionais e empresas com vagas de emprego no México.

Monster é um desses portais, já conhecido em muitos de nossos artigos, oferece ajuda com vagas para inúmeros países como Alemanha, Croácia, Itália, Inglaterra, Portugal, Espanha entre outros.

Muitos desses portais entregam a vaga a partir das cidades, então você escolhe qual região quer morar e assim procura as vagas em aberto no México.

Trabalhar com visto mexicano

Para conseguir um emprego formal todos os imigrantes precisam do visto de trabalho no México. Portanto, tirar o visto é essencial para conseguir um bom emprego e não permanecer ilegalmente no país.

Confira agora quais os tipos de visto existem no México e como é a documentação para trabalhar legalmente no país. Quem chega ao México para fazer turismo recebe o visto de turista assim que desembarca no país.

Neste momento a pessoa dos países permitidos, incluindo o Brasil, passa pela imigração mexicana para que seja autorizado pelo visto turismo uma permanência de até 180 dias.

Mas, para trabalhar no México não é esse tipo de visto que o profissional solicitará e sim o visto de trabalho, porém mais burocrático e deve ser pedido com antecedência.

Como conseguir o visto de trabalho no México

Conseguir um visto de trabalho no México é mais complicado e burocrático. A princípio é necessário estar em processo de contratação por uma empresa mexicana para que esta conceda a carta convite para trabalhar no México.

A carta convite é uma espécie de autorização de entrevista para o visto concedida pela imigração para a vaga de emprego. Assim, a empresa mexicana pode contratar o estrangeiro.

Brasileiros devem solicitar o visto no Instituto Nacional de Imigração . Logo após a aceitação da solicitação do visto, a imigração comunica a empresa para que ela envie uma carta de apresentação para a Secretária de Relações Nacionais e Internacionais do México.

Fique com uma cópia dessa carta, pois irá usar ao agendar a entrevista no consulado. Além disso, a entrevista exige também os seguintes documentos:

  • Foto 3×4;
  • Passaporte com a validade de até 6 meses;
  • Formulário de solicitação preenchido e com sua assinatura;
  • Cópia da carta convite de autorização;
  • Certificado de habilitação;
  • Registro da Empresa;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento;
  • Número de CURP (número da imigração)

Salário no México

No México o salário mínimo está no valor de 123,22 pesos mexicanos equivalente a ganhar 7 dólares  por dia. Alguns profissionais ganham até 40 mil pesos o que é equivalente a quase R$ 8 mil. Profissões como TI e engenheiros são muito bem remuneradas no México.

Dicas para trabalhar no México

1. Estude Espanhol e Inglês

Primeiramente, é importante estudar o idioma falado no país que deseja encontrar trabalho, neste caso no México seria o espanhol. Encontre cursos no decorrer do seu planejamento, existem escolas de idioma online muito boas. Saiba também o Inglês, pois é importante na hora de conseguir a vaga.

Separamos algumas veja!

  • SEDA College: Escola Irlandesa com cursos de idioma online e curso de espanhol para iniciantes.
  • Alison: Introduz o aluno de forma online no  Espanhol.
  • Babbel: Babbel começou com um ótimo curso de espanhol online.

 2. Currículo

O currículo é um ponto crucial para que consiga a vaga, então não deixe se caprichar nele. Sobretudo, este é o primeiro contato entre você e as agências com a vaga.

Ao elaborar seu currículo pesquise de acordo com modelo Mexicano. Coloque todas suas especificações,  experiências na área que vai atuar e faça uma carta de apresentação. Faça um currículo em espanhol e uma cópia  em inglês.

3. Faça seu Network

O bom desempenho nas redes sociais é um bom atributo para procurar e conseguir vagas de trabalho no exterior, principalmente em sites como Linkedin. Faça um perfil profissional bem elaborado que não seja diferente de seu currículo e assim entre em contato cm pessoas e empresas relevantes. Lembre-se que qualidade não é quantidade, sendo assim, busque contatos que façam a diferença em sua empreitada.

México tem museus e Patrimônios da Humanidade declarados pela UNESCO. O país é considerado um dos maiores ecossistemas do mundo.

Além de tudo isso, tem um custo de vida bem mais barato do que muitos outros países, inclusive do Brasil.

O México um país de língua espanhola e mais 67 línguas indígenas tem a sua capital, Cidade do México, uma das mais populosas do mundo.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.