sábado, junho 22, 2024

Trabalhar no Exterior: Dicas para o planejamento

Como Trabalhar No Exterior

Veja a importância do planejamento na hora de trabalhar no exterior, anote todas as dicas para tornar mais simples sua trajetória de morar fora e encontrar a tão sonhada vagas de emprego.

A documentação é essencial, mas, além disso, devemos nos planejar antecipadamente. Quando se pretende trabalhar no exterior é importante ver nossas dicas e traçar pontos do planejamento. A começar do visto, bem como, saber onde encontrar as vagas de trabalho disponível lá fora. Porém, vamos clarear mais sua mente, dando uma grande ajuda, através dos passos para o planejamento.   

Muitas pessoas sonham trabalhar fora do Brasil, ganhar mais, ter estabilidade financeira e viverem novas experiências. Veja qual o passo a passo para iniciar sua trajetória com pé direito.

Por que trabalhar fora do Brasil?

Muitos brasileiros querem trabalhar no exterior por algum motivo, e um dos principais deles é receber seu salário/pagamento em dólar. Além disso, países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá pagam muito bem ao profissionais que vem de outros países. Sendo assim, a melhor maneira de fazer isso é se informar, pois requer alguns passos para que tudo corra bem.

Em primeiro lugar, o grande motivo de querer ir trabalhar fora do Brasil, se não o mais interessante, é criar um patrimônio financeiro. Ou seja, ganhar dinheiro mais rápido. Além disso, muitas pessoas gostam do estilo de trabalho nos Estados Unidos, por exemplo. Isso porque, o trabalhador é recompensado de acordo com seus resultados, ou seja, quanto mais você entregar mais grana vai ganhar.

Geralmente, algumas empresas têm até mesmo uma cultura baseada em projetos. Mas o que isso quer dizer?

Vamos lá!

No exterior os profissionais são tratados de maneira bem diferente, sendo assim, ele assume a responsabilidade em um projeto ou um departamento. Nesse sentido, essa responsabilidade é dele, assim assumo uma data de entrega e faz seus horários com mais liberdade. Existem algumas pessoas que tem responsabilidade em alguma espécie de produto que a empresa vende.

Sobretudo, não é nada parecido com o estilo de trabalho no Brasil. Nesse sentido, lá é bem mais confortável. No Brasil, no entanto, você é avaliado simplesmente pelas carga horária trabalhada. E tem uma jornada de 8 horas, isto é começa de manhã e termina a tarde.

O que, na maioria do tempo é algo maçante para muitos. E, o ponto negativo do trabalho é que em muitos casos você não pode mostrar seu desenvolvimento. Então, trabalhar no Exterior, te dá mais um pouco de liberdade do que aqui no Brasil.

Atenção!

Devemos destacar, também, em algumas empresas no Brasil. Sem, é claro, generalizar, mas que não dá o devido valor ao profissional. Isto é, muitos cargos estão sendo preenchidos por pessoas conhecidas, descartando assim o bom profissional do mercado, mas dando mais valor a amizade ou algo do tipo!

Então se quer uma vaga que ofereça valorização do profissional pelo seu perfil e qualificação, uma vaga no exterior te espera!

Caso você tenha capacidade de entregar resultados qualquer empresa vai te chamar para trabalhar fora do Brasil.

Dicas para trabalhar no exterior sendo Brasileiro

(Foto: Ilustrativa)

Existem diversas maneiras para conseguir um emprego no exterior. Portanto, uma das principais delas, é ter a permissão de trabalho. Vamos entender como este e outros modos maneiras podem te ajudar no planejamento!

1.Permissão de Trabalho no Exterior

Ter a permissão de trabalho é a maneira mais segura e para trabalhar fora tranquilamente. A permissão de trabalho é especificamente para o profissionais que já tem qualificação. Em geral, aqueles que já concluíram a graduação ou que já tem experiência no setor.

A procura por profissionais estrangeiro se dá pelo fato da baixa de profissionais muitos velhos que já estão aposentados e poucos jovens se formando para substituírem essas vagas.

Com isso, há poucas pessoas exercendo a profissão, pois já estão aposentados, e querem, por sua vez, aproveitar a aposentadoria e aproveitar a vida nessa idade. Mas os jovem não suprem e por isso as empresas procuram por estrangeiros para essas vagas.

Sendo assim, países como Austrália, Canadá e Inglaterra estão vivenciando isso, e tem muita vaga. A partir daí, você que encontrou uma vaga deve solicitar a permissão de trabalho!

Ah, e atenção, diversos profissionais são consideradas estratégicas para os governos. Um desses, por exemplo, são os profissionais da área da saúde.

 A profissão de medicina é muito valorizadas e não tem tantas pessoas formadas, então, o formado e com experiência tem a vaga garantida. E lembrando que todo o processo é feito da sua casa no Brasil e se for aprovado, você receba o visto e pode ir trabalhar!

2. Patrocinado pela Multinacional

Nossa segunda dica, senão uma das mais populares é quando o brasileiro já trabalha em uma multinacional financia sua ida como sponsor.

Para entender melhor, que quando alguém trabalha em uma empresa dos Estados Unidos, ou de outro país e a empresa deseja contratar alguém mesmo estando no Brasil.

Então se trabalha em uma multinacional com sede em vários países e aparece uma vaga pode garantir uma indicação.  E com isso a empresa te oferece a vaga para trabalhar fora.

Sendo assim o governo estrangeiro pede um visto especial e faz toda a burocracia aí mandam seu currículo para o departamento de relações internacionais daquela empresa.

Logo após isso, entra em contato com consulado do país estrangeiro e pede uma permissão de trabalho.  Dessa forma, você não tem a necessidade de comprovação de inglês, pode ir aprendendo conforme está já trabalhando no local.

Dicas Para Trabalhar no exterior em um Passo a passo

Faça o planejamento financeiro e guarde dinheiro para se manter

Primeiramente, você precisa procurar a vagas nos site especializados em emprego no exterior. Geralmente, existem vários, mas não se vamos deixar os links logo abaixo. Você vai perceber as várias plataformas que são especializadas nessa demanda de contratação de brasileiros para trabalhar fora.

Sites especializados com vagas fora do Brasil:

Vagas na Alemanha:

Vagas na Áustria:

Vagas na Espanha:

Vagas na França:

Vagas na Inglaterra:

Vagas na Irlanda:

Vagas na Itália:

Vagas no Canadá e Estados Unidos:

↳ Documentos

Em segundo lugar, você deve preparar os documentos, pois o visto de trabalho. Então, você precisa validar seu passaporte, solicitar o visto adequado.

↳ Validar seu diploma

Para você que é graduado, precisa pensar e planejar em validar seu diploma, ou seja, dar validade para seu certificado do curso no exterior. O processo é burocrático, porém necessário para que possa exercer sua profissão tranquilamente em outro país. Sobretudo, o prazo da validação de diplomas dura em média até 6 meses. Então, o faça com antecedência.

↳ Prepare seu currículo

O currículo é muito importância para garantir a vaga de emprego fora do Brasil. Então, prepare um bom currículo, que seja bem elaborado, pois faz total diferença. Sendo assim, para conseguir trabalho no exterior o currículo precisa ser feito de acordo com o país que pretende se candidatar a vaga. Então, se informa de como é feito o currículo no país que está procurando a vaga, e só depois ajuste-o.

#Dicas Bônus Dicas Para Trabalhar no exterior

Para garantir sua vaga é necessário para a aplicação ter um nível de inglês suficiente. Sobretudo, alguns países, como a Austrália é preciso que você faça a Prova De proficiência e comprove que você realmente vai conseguir se comunicar lá fora. Então, estude!

Gostou? Se prepare, e caso tenha dúvida ainda, deixe um comentário!

Leia também:



 

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.