sábado, junho 22, 2024

Como aprender melhor a matéria para uma prova

Como aprender melhor a matéria

Aprender melhor a matéria é compreender como captar a mensagem recebida, seja através de livros, apostilas ou vídeos. Para que isso ocorra de maneira natural, deseja-se que o individuo se preocupe com a forma que está recebendo o conteúdo. Na leitura e também em como está ouvindo e assistindo as aulas.

A vida de aprendizado de uma pessoa não vem somente da escola, mas através de várias ações em nosso cotidiano. Visto que aprendemos através de palestras, filmes, conversas e assistindo a TV. Basta que tenhamos vivenciado aquela ideia, fazendo perguntas e tirando nossas dúvidas.

Nosso cérebro tem a habilidade de absorver a mensagem, bem como um computador que armazena as informações. Sendo assim pedimos que nos acompanhe através do artigo, como aprender melhor a matéria para a prova e fica por dentro das melhores dicas.

Como aprender melhor a matéria lendo

O que te desejamos é que se sinta motivado sempre que precisar estudar algum assunto. No entanto, a motivação é necessária para captar a mensagem e aprender de fato o que está estudando. Devemos aproveitar ao máximo nosso cérebro e com isso aprender melhor qualquer que seja o conteúdo. Para identificar uma boa maneira de melhorarmos a compreensão enquanto lemos é preciso ter técnicas de leitura e memorização.

Quando fazemos uma leitura o cérebro tem que estar motivado, sendo assim o aprender acontece espontaneamente. Você já deve ter visto alguma matéria de revista que te atrai muito. Então, quando você termina a leitura da tal matéria e vai comentar com outros, sabe exatamente seus pontos críticos, ou seja, todas as nuances da história. É assim, que devemos manter nosso pensamento quando iniciamos a leitura para o estudo.

Aprender através de livros é obter a resposta na hora, sem rodeios, mas é preciso compreender o que se está lendo, senão não funciona. Uma vez que, aprender com um professor é mais simples, pois estudar algo lendo vai exigir mais energia do aluno. Porém ao fazer uma leitura bem feita passamos a entender melhor a matéria com fontes ainda mais segura. A leitura é compreendida melhor, nos fornece mais eficácia nos estudos, por sua vez adquirimos informação de imediato.

Formas de leitura

A princípio é bom identificar as formas de leitura existentes e com elas aprender melhor a matéria estudada. Devemos escolher a forma apropriada e iniciar nossos estudos em conjunto com as dicas abaixo listdas. A leitura deve ser feita de início de maneira inspecional, ou seja, você tem que inspecionar o livro todo, examinando-o.

Logo após isso faça a leitura analítica, no que lhe diz respeito, mais complexa, aquela que identificamos as primeiras nuances do conteúdo. Sobretudo, faça perguntas para o texto lido e encontre as respostas. Para finalizar a leitura de comparações, em que o aluno compara tudo que já estudou sobre esse assunto e tira conclusões a respeito.

Dicas para aprender melhor a matéria estudada

Como pudemos observar a leitura tem um papel crucial na hora de aprender melhor a matéria para uma prova. A leitura é essencial para o aprendizado do conteúdo da prova, bem como entender a mensagem e transmiti-la de maneira eficiente na avaliação. Veja agora as principais dicas além da leitura que pode fazer  facilmente estudando sozinho em casa.

1. Roteiro

Faça um roteiro de estudos para ajudar na hora de aprender melhor a matéria da prova. O roteiro deve incluir os tópicos relevantes do conteúdo que terá de estudar. Antes de tudo, pesquise e separe o material e logo após isso incluía no roteiro o conteúdo com categorias: fácil de absorver, o compreensível e o mais difícil.

2. Objetivos definidos

Definir objetivos é importante para ter foco na matéria estudada, bem como o cumprimento deles. Se a prova é uma avaliação para concurso público, defina objetivos semanais, como terminar tal assunto naquela semana.

3. Rascunhos

Os resumos precisam ser feitos para memorizar o conteúdo estudado para prova, sendo assim não deixe de fazê-los. Contudo, o resumo serve para fixar a leitura e identificar quais as informações mais relevantes para a prova.

4. Conecte o conteúdo

Posto que existam relatos de estudantes que não conseguem memorizar muito facilmente um assunto, a conexões desse conteúdo a outras ideias pode ser a chave para aprender melhor a matéria da prova. A aprendizagem contextual significa fazer conexões correlacionadas de informações para que o conteúdo faça mais sentido.

5. Use a memória na leitura recordativa

Segundo o artigo Psychological Science é importante que quando houver a releitura do conteúdo os alunos o façam através da “recordação ativa”. Feche o conteúdo e tente falar tudo o que se lembrarem dele, como forma de praticar a memorização.

6. Resolver questões

Os exercícios servem como ajuda extra para o cérebro, assim detalhar melhor o conteúdo. E acima de tudo, faz com que trabalhe o assunto que estudou no decorrer do tempo. Aliás, fazer exercícios é uma ótima mecânica para a memorização de esquemas. Separe alguns exercícios e avaliações para fazer no decorrer da semana. Existem alguns sites que disponibilizam conteúdo online para facilitar sua vida, confira!

7. Descanse sua mente

É importante que faça pausas para descansar, para que a mente não fique saturada demais e pare de absorver o conteúdo corretamente. Uma das melhores fórmulas que os estudantes podem usar para ajudar a mente memorizar melhor é o método de ensino ligado à curva do esquecimento.

Alinhando a esse método, você consegue ter mais de 80% de eficiência em sua memorização. Estude em média de 1 a 2 horas cada assunto e faça pausas de no mínimo 20 minutos. Durante as o pausas, relaxe, olhe as redes sociais, faça exercícios físicos ou apenas descanse a mente.

8. Ambiente 

O ambiente de estudos faz total diferença na hora de aprender melhor a matéria. Preparar um ambiente de estudos tranquilo e organizado é essencial para sua motivação.

9. Faça impressão do conteúdo

Atualmente estudar ficou ainda mais prático com a atuação de tablets e celulares. Com eles podemos  levar a matéria para todo o lugar a qualquer hora. No entanto, os materiais impressos ainda são a preferência de um número grande de pessoas. Se isso facilita mais sua conexão com o conteúdo, faça impressões.

10. Faça uso d cartões de memória (sistema Leitner)

Os cartões de memorização servem para que os estudantes consigam aprender melhor conteúdo da matéria com a repetição. Basicamente você faz cartões com o resumo da matéria que está tendo dificuldade em guardar e através desses cartões você faz a leitura do conteúdo a hora que achar melhor e onde estiver.

11 – Seja “professor”

Ensine a matéria para outras pessoa isso força aprender melhor o conteúdo estudado.Para finalizar, tente estabelecer uma rotina com horários aliada a padronizar as matérias que tenham mais dificuldade. Preparar-se melhor garante o melhor aprendizado da matéria. Quanto ao horário, foque-se em estudar e só mexa no celular nas horas da pausa. Utilizando as ferramentas certas, que são adequadas à sua exigência!

Fique conosco para mais dicas importantes para seus estudos. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário e aproveite para ler também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.